Joinville atualiza protocolo para atendimento de pessoas em situação de violência sexual

Publicada em 18/05/2023 às 16:53
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Secretaria de Assistência Social - SAS

A Comissão Aconchegar, formada por integrantes da Prefeitura de Joinville (Conselho Tutelar, Secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Proteção Civil e Segurança Pública), Forças de Segurança, Instituto Geral de Perícias (IGP), Ministério Público e Hospitais da cidade lançou a nova versão do Protocolo Municipal de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual.

A apresentação do documento ocorreu nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituído no município em 2009. O Protocolo orienta o atendimento à vítima de violência sexual e sua família, de forma humanizada, qualificada e integrada, evitando a revitimização.

Uma das novidades é a ampliação dos pontos de atendimento às pessoas em situação de violência sexual. Com isso, o atendimento de casos agudos, até 72 horas após a ocorrência, também serão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul e Leste, e no Pronto Atendimento (PA) Norte.

O atendimento continua sendo realizado nos hospitais São José, Bethesda, Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e Regional Hans Dieter Schmidt.

Outro avanço no Protocolo é a garantia de transporte oficial das pessoas em situação de casos agudos que procuram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou nos serviços especiais da Saúde, para as Unidades de referência.

A nova versão do documento preconiza, ainda, a garantia da integralidade no atendimento às vítimas por meio do compartilhamento dos registros recebidos pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) para toda a rede envolvida no serviço.

“A Secretaria da Saúde estabeleceu uma Nota Técnica para a comunicação entre a DPCAMI e a Atenção Primária em Saúde. Queremos garantir os cuidados sequenciais desses usuários, por meio da busca ativa realizada pelos profissionais da saúde que atendem nos territórios de referência”, explica a assistente social da Secretaria da Saúde, Fabiane Farikóski, presidente da Comissão Aconchegar.

A versão atualizada do Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/AtendimentoViolenciaSexual).

Prevenção permanente

No ano de 2022, em Joinville, foram registrados 98 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Desse total, 75 aconteceram em ambiente intrafamiliar.
Para ampliar a conscientização e a prevenção da violência sexual, especialmente contra crianças e adolescentes, a rede de atenção de Joinville atua de forma permanente, inclusive com ações direcionadas ao público infantil.

“Com ações simples, respeitando o desenvolvimento da criança, usando linguagem objetiva e direta, em atividades como contações de histórias, ensinamos a criança de forma lúdica a perceber que há algum comportamento errado. Orientamos que elas busquem apoio também na escola, com adultos de confiança, como professores, psicólogos e assistentes sociais que já sabem como proceder, de acordo com o Protocolo”, explica Fabiana Cardozo, secretária de Assistência Social.

Situações de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciadas pelo Disque 100 de forma anônima.

Maio Laranja em Joinville

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Joinville vai realizar uma série de atividades alusivas à campanha Maio Laranja. Ainda nesta quinta-feira, foi realizado um evento cultural aberto ao público, com apresentação teatral na Estação da Cidadania do bairro Aventureiro.

Próximos aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) houve entrega de folder de conscientização da população e atividades com a participação dos usuários.

E no sábado (20/5), a partir das 9h, a comunidade está convidada a participar da caminhada de conscientização à prevenção da violência sexual, com saída na Praça da Bandeira. O evento é organizado pelo vereador Brandel Junior.