Joinville abre programação da 21ª Semana Nacional de Museus neste sábado

Publicada em 12/05/2023 às 10:56
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Museu Nacional de Imigração e Colonização - SECULT.UPM.MNI, Museu de Arte de Joinville - SECULT.UPM.MAJ, Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville - SECULT.UPM.MAS

Joinville integra a lista de cidades com programação especial na 21ª Semana Nacional de Museus, iniciativa realizada no Brasil inteiro para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Neste ano, a semana tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

A abertura do evento será neste sábado (13/5), no jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), com a sétima edição da exposição “Revoadas de Outono”. Ela levará peças cerâmicas elaboradas por 12 artistas de Joinville, São Francisco do Sul e da Venezuela para os espaços ao redor do museu, integradas ao ambiente. A temática norteadora dos trabalhos são os povos originários, sob a curadoria de Kátia Baeta.

No Museu de Arte de Joinville (MAJ), o foco será na saúde e no bem-estar, com atividades durante toda a semana. Entre terça-feira (16/5) e sábado (20/5), haverá rodas de conversa, degustação de chás terapêuticos, aulas de yoga e sessões de “quick massagem”. A programação encerra com a Feira Jardim Criativo no domingo (21/5), entre 10h e 19h, com a comercialização de produtos feitos à mão.

Na sexta-feira (19/5), o Museu de Sambaqui promove uma edição dos Colóquios Patrimoniais. O tema do encontro será “O Futuro é Ancestral”, e terá como convidadas as pesquisadoras Galia del Castillo Kantz (México) e Alejandra Luna (Brasil). Enquanto Galia trará experiências do turismo no México guiado pela história dos povos originais do país, Alejandra abordará as atividades do Museu do Lixo, na Capital de Santa Catarina. A mediação será da arqueóloga Dione Bandeira.

“A programação foi pensada para atender à temática proposta, que remete a dois importantes papéis dos museus. Muito mais do que serem espaços de conservação de acervos históricos ou de promoção artística, os museus também têm o objetivo de promover a saúde mental e a conexão com a natureza, por meio de ações educativas e de sensibilização”, explica a gerente de Patrimônio e Museus da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Roberta Meyer.

A Semana Nacional dos Museus é organizada pelo Governo Federal por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Neste ano, segundo dados do IBRAM, serão realizadas mais de 3,5 mil atividades em todas as regiões do país no mês de maio em alusão ao Dia Internacional dos Museus.

Fórum Setorial de Museus promove palestra com referência nacional em museologia

Paralelamente à Semana de Museus, Joinville realiza também o 9º Fórum Setorial de Museus e Espaços de Memória. A abertura será na quinta-feira (18/5), com transmissão da palestra “Construção das Políticas Culturais para o Setorial de Museus”, com Mário Chagas.

Ele é diretor do Museu da República (RJ), foi um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus, em 2003; e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). No sábado (20/5), o fórum ocorre no auditório do Museu de Sambaqui, a partir das 9 horas, com discussão sobre o Plano e Política Municipal de Museus de Joinville.

Confira a programação completa da Semana

– Museu Nacional de Imigração e Colonização (Rua Rio Branco, 229 – Centro)

Sábado, 13/5, às 11h. Visitação de terça a domingo, entre 10h e 16h, até 11/6.
Abertura da 7ª edição da exposição “Revoadas de Outono”
Curadoria: Katia Baeta

– Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (Rua Dona Francisca, 600 – Centro)

Sexta-feira, 19/5, às 19h
Colóquios Patrimoniais: “O Futuro é Ancestral”
Convidadas: Galia del Castillo Katz (Cidade do México, México); Alejandra Luna (Florianópolis, Brasil); Mediação: Dione Bandeira

– Museu de Arte de Joinville (Rua XV de Novembro, 1400 – América)

Terça-feira, 16/5
15h às 16h
Momento saúde e bem-estar:
Roda de conversa sobre fitoterapia e degustação de chás terapêuticos.

16h às 17h
Aula de yoga

Quarta-feira, 17/5
14h às 16 horas
Momento Saúde e bem-estar: auriculoterapia, com prática para aliviar dores físicas e emocionais.

Quinta-feira, 18/5
15h às 16h
Momento saúde e bem-estar: roda de conversa sobre aromaterapia e uso de óleos essenciais para aliviar estresse, insônia e ansiedade.

Sexta-feira, 19/5
14h às 16h
Quick massagem disponível para visitantes

Sábado, 20/5