Jardim Sensorial do Museu Nacional de Imigração e Colonização será reaberto no domingo

Publicada em 02/12/2022 às 11:49
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Museu Nacional de Imigração e Colonização - SECULT.UPM.MNI

A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville realiza neste domingo (4/12), a partir das 10h, a reabertura do Jardim Sensorial do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). O espaço fica nos fundos do Casarão, e ao redor da Casa Enxaimel. O Jardim passou por readequações, recuperação dos elementos de comunicação sensorial e paisagística.

O Jardim Sensorial contempla um caminho formado por diferentes tipos de texturas, com seixos, pedriscos, bolachas e toras de madeiras, além de um canteiro e vasos com temperos, verduras, ervas aromáticas e chás. A intenção é que esse espaço faça referência aos produtos comumente utilizados nas cozinhas de casa instaladas em pequenas propriedades das regiões rurais e sirva como um local didático e pedagógico. 

A reabilitação do Jardim Sensorial foi realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a Associação dos Amigos do Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Univille. No último mês foram realizados mutirões no local para finalizar os trabalhos. A iniciativa envolveu os servidores e trabalhadores terceirizados do museu, estudantes e professores da universidade, além de ceramistas da cidade. 

No dia da reabertura, o público poderá conhecer de perto as novidades, e participar das atividades propostas pelo MNIC, são elas: mostra de práticas terapêuticas com uso de ervas e apresentação de pesquisas de ervas aromáticas e temperos produzida pelos acadêmicos dos cursos de nutrição e gastronomia da Univille e monitorias pelo percurso sensorial.  

As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Na data, o museu também estará aberto e poderá ser visitado no horário das 10 às 16h. Atualmente o MNIC conta com a exposição de curta duração “Frações do Porvir” e com o espaço expositivo “Saberes e Fazeres”.

Compartilhe

Skip to content