Inscrições abertas para Seminário que vai discutir a memória dos povos originários

Publicada em 19/05/2023 às 10:47
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Museu Nacional de Imigração e Colonização - SECULT.UPM.MNI

O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville realizará o seminário “Direito à memória dos Povos Originários” na próxima terça e quarta-feira (23 e 24/5). Entre os destaques da programação está a Coordenadora Geral de Políticas Culturais do Ministério dos Povos Indígenas, Chirley Pankará, além de lideranças indígenas da região Norte de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma on-line pelo site da Prefeitura (https://bit.ly/SeminarioMNIC).

Todas as atividades ocorrerão na Estação da Cidadania do Aventureiro (Rua Santa Luzia, 955 – Aventureiro). De acordo com a coordenadora do Museu Nacional de Joinville, Elaine Machado, debater a questão dos povos originários é necessário.

“O museu, por discutir imigração e colonização na região Sul do país, precisa considerar a população indígena nessa dinâmica. A intenção é relacionar o processo de afastamento desses povos dos próprios territórios ao longo dos últimos séculos. Compreendemos que falar sobre esse tema faz parte da função social do museu”, explica.

A abertura ocorre às 19 horas, com apresentação do coral da Tekoá Piraí. Em seguida, ocorre a conferência “Direto à memória dos povos originários”, com Chirley Pankará e a cacique Lídia Timoteo, da Aldeia Guarani Yankapora, de Garuva. No segundo e último dia, o seminário contará com quatro momentos distintos: relatos de experiências de representantes de sete museus diferentes de Santa Catarina e a relação desses espaços com a cultura indígena; e três painéis com representantes de diferentes entidades, museus e do poder executivo e legislativo de Santa Catarina.

Participam do Seminário indígenas das etnias guarani e kaingang. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, por meio do Museu Nacional de Imigração e Colonização, em parceria com a Univille, a Secretaria de Assistência Social e a Associação Amigos do MNIC.

– 23/05
19h15 – Apresentação do coral da Tekoá Piraí
19h30 – Conferência de abertura “Direito à memória dos povos originários”
Convidados:
Chirley Pankará – Coordenadora Geral de Políticas Culturais – Ministério dos Povos Indígenas
Cacique Lídia Timoteo – Aldeia guarani Yankapora

– 24/05
8h às 10h – Relatos de experiência – Museus de Santa Catarina
10h30 às 12h – Painel “Presença, Resistência e Representações indígenas”
14h às 15h30 – Painel “Educação, saberes e aproximação do universo indígena”
16h às 17h30 – Painel “Direito à cidade”