Iniciou nesta quarta-feira a primeira Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico

Publicada em 21/09/2023 às 09:48
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMDEMA, Conselho Municipal de Saneamento Básico - CMSB, Companhia Águas de Joinville - CAJ

Foi aberta, na manhã desta quarta-feira (20), na UniSociesc (campus Marquês de Olinda), a primeira edição da Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Joinville. O evento prossegue na quinta-feira (21/9).

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Joinville, Fábio Jovita, o objetivo da Conferência é debater como as mudanças e emergências climáticas afetam o município. “Serão discutidas diretrizes estratégicas para elaborar medidas mitigatórias para a cidade. Para que, cada vez menos, a cidade sinta os efeitos dessas emergências climáticas”, explica Jovita.

No primeiro dia da Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, ocorreram as palestras “Direitos humanos, meio ambiente e justiça climática: um olhar do global ao local” e “Benefícios sociais e ambientais da universalização do sistema de saneamento e sua relação com as mudanças climáticas”.

Durante a tarde de quarta-feira, foram realizados grupos de trabalho para debater as mudanças climáticas e seus impactos no meio ambiente e saneamento básico da cidade.

Na quinta-feira (21/9), ocorrerá a leitura e aprovação das propostas de saneamento e meio ambiente, da ata e da Carta da Conferência. Durante os dois dias do evento é possível adotar uma árvore, por meio do Programa Adote uma Árvore, e descartar resíduos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias corretamente em um Ponto de Entrega Voluntária.

Gustavo Ravazolo, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), informa que Joinville percebeu a importância de discutir as mudanças climáticas e as possibilidades de fazer frente a seus efeitos.

“As mudanças climáticas chegaram, já estão acontecendo. Precisamos agora discutir, dentro das diversas estruturas que existem dentro do município, tanto públicas quanto privadas, como mitigar esses problemas”, aponta o biólogo.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico é uma realização da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Conselhos Municipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente. Conta com o apoio da Companhia Águas de Joinville, UniSociesc, Univali, Univille, Instituto Trata Brasil, Instituto Federal do Paraná (Campus Paranaguá), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, Comitê Babitonga e Penso, Logo Destino.

Programa Águas para Sempre

Esta é a primeira Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico em que os dois temas são discutidos conjuntamente. Na abertura do evento, também foi feita a entrega do pagamento por serviços ambientais a três proprietários rurais que aderiram ao Programa Águas para Sempre, da Companhia Águas de Joinville.

Os produtores Victor Odir Tapajoz de Arruda, Adriano Lutke e Max Eugenio Lutke receberam, juntos, R$ 4.754,51. O valor varia de acordo com o tamanho do terreno.

“O programa visa garantir a continuidade tanto da quantidade como da qualidade da água que é captada para o abastecimento de Joinville, ao longo dos anos. Nesta quarta, reconhecemos o comprometimento de três desses produtores rurais que aderiram ao programa e estão preservando a qualidade das águas do rio Cubatão”, afirma Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

O proprietário rural que adere ao programa e cumpre o plano de conservação e restauração elaborado para sua propriedade – que pode incluir, entre outras ações, proteção de áreas naturais, restauração de áreas degradadas e adoção de práticas conservacionistas do uso do solo – recebe o pagamento ao fim de um ano.

Além do pagamento, parte dos serviços ambientais prioritários é oferecida pelo próprio programa, como a instalação e limpeza de fossa e filtro; projeto, plantio e manutenção das áreas para restauração; projeto, insumos e serviços para o cercamento, entre outros.

Hoje, há quatro produtores participando da iniciativa e sete em análise de adesão. Lançado em 2021, o Águas para Sempre visa proteger e recuperar áreas vizinhas à maior estação de tratamento de água da cidade, a ETA Cubatão, que atende 75% de Joinville. O objetivo é garantir água de qualidade e em quantidade suficiente para o abastecimento de Joinville hoje e também no futuro.

Em agosto deste ano, um novo edital do programa foi lançado. A área de abrangência do projeto, em comparação com os dois editais lançados anteriormente, foi ampliada em 2023, passando de 1,2 mil para cerca de 20 mil hectares. Mais informações podem ser conferidas no edital do programa Águas para Sempre.