Homenagem aos Imigrantes celebra aniversário de 172 anos de Joinville

Publicada em 08/03/2023 às 08:09
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Nesta quinta-feira (9/3), às 9h, no Cemitério do Imigrante (rua XV de Novembro, 1000 – América), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza a tradicional solenidade em Homenagem aos Imigrantes que colonizaram a cidade. O evento integra a programação de aniversário dos 172 anos de Joinville.

Neste ano, a homenagem especial será feita ao imigrante austríaco Eduardo Krisch, que desembarcou em São Francisco do Sul no ano de 1865, junto com sua família, e seguiu para a recém-fundada Colônia Dona Francisca, atual município de Joinville.

Aqui, casou-se com Gabriela Krisch, com quem teve 13 filhos. Junto com seu pai, Eduardo Krisch adquiriu terras em um local onde estava em construção a denominada Estrada para Blumenau e montou uma serraria, engenhos de açúcar de aguardente e descascador de arroz.

Devido a não conclusão da Estrada para Blumenau, os negócios da família acabaram isolados e por isso fracassados. Eduardo aceitou então o convite da “Sociedade Colonizadora de Hamburgo”, para trabalhar na construção de outra estrada para Blumenau – a Estrada do Sul, atual SC – 108 (Rodovia do Arroz).

Em seguida, executou as plantas projetadas da cidade Colônia Hansa-Humboldt – hoje município de Corupá – e foi nomeado administrador responsável destas terras, permanecendo por mais de 20 anos.

Nesse período, o imigrante traçou e construiu mais de 100 quilômetros de estrada carroçável; demarcou milhares de lotes coloniais; construiu inúmeras pontes e pontilhões; pontes sobre o Rio Itapocuzinho e o Rio Humboldt. Além disso, seus conhecimentos em saúde ajudavam a amenizar problemas de outros imigrantes.

Em 1868, Eduardo obteve a cidadania brasileira e foi eleito vereador em Joinville.

Mais tarde e já debilitado, Eduardo Krisch, com ajuda de seu filho João Krisch, também foi responsável pela implantação do denominado “Distrito Piraí”, no atual bairro Vila Nova.

Eduardo Krisch, faleceu aos 68 anos de idade, em Joinville, deixando inestimável legado à comunidade joinvilense e região.

No evento de Homenagem aos Imigrantes, Eduardo Krisch será representado por sua bisneta, Sylvia Fallgater Thomazzi.

O evento contará, ainda, com a apresentação da Banda do 62º Batalhão de Infantaria. Após a solenidade, os presentes serão convidados a visitar a exposição “Vida com Arte” assinada pela artista plástica joinvilense Asta dos Reis, na sala principal da Sociedade Cultural Alemã de Joinville.

Rua XV de Novembro ficará interditada

Para a montagem do palco e preparativos para a Homenagem aos Imigrantes, a rua XV de Novembro, no trecho entre o Cemitério do Imigrante e a rua Expedicionário Holz, ficará totalmente interditada a partir das 20h de quarta-feira (8/3).

A via será liberada na quinta-feira (9/3), a partir das 12h, após o encerramento da Homenagem aos Imigrantes.