Hasteamento das Bandeiras abre comemorações aos 171 anos de Joinville

Publicada em 07/03/2022 às 18:13
Relacionado a: Secretaria de Governo - SEGOV

As comemorações aos 171 anos de Joinville, celebrado no dia 9 de março, tiveram início com a solenidade de Hasteamento das Bandeiras, que aconteceu na manhã de segunda-feira (7/3), em frente ao prédio da prefeitura.

O evento teve a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, secretários municipais, vereadores, autoridades e servidores municipais. Também estiveram presentes representantes das forças de segurança de Joinville, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Defesa Civil.

Ao som dos hinos Nacional e de Joinville, executados pela banda do 62º Batalhão de Infantaria, o comandante do 62 BI, coronel Luiz Eduardi Santos Cerávolo; o comandante do 8º Batalhão da PM de Joinville, tenente-coronel Celso Júnior; e o prefeito Adriano Silva hastearam as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Joinville.

As autoridades foram acompanhadas pelos alunos da Escola Municipal Anaburgo, Isabelli Behling, Richard Diniz da Silva e Mônica Momm Tonet. Os estudantes fazem parte do grupo de 12 crianças que venceram um concurso cultural realizado pela escola, no qual escreveram cartas ao prefeito falando sobre Joinville, a comunidade em que vivem e a escola.

A Escola Municipal Anaburgo é a mais antiga da cidade. Fundada em 1854, foi uma instituição luterana, passou a ser administrada pelo Estado de Santa Catarina e em 1967 passou a ser municipal.

Atualmente, a escola atende a 473 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e conta com 48 profissionais.

Orgulho e transformação

Prestes a completar 171 anos, Joinville celebra um momento especial em sua história, destacando-se nacionalmente por seus positivos índices de crescimento e desenvolvimento.

O alto desempenho foi comemorado pela vice-prefeita Rejane Gambin que comentou, ainda, a importância e o valor da presença feminina na sociedade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

“É uma semana duplamente feliz para as mulheres. Uma semana que temos que falar das diferenças, da luta contra o preconceito e que a gente possa ter homens e mulheres lado a lado. Eu e o prefeito Adriano Silva somos um exemplo disso”, declarou.

Sobre seus anseios como governante e cidadã, afirmou: “O meu desejo é que a cidade cada vez mais cresça, se desenvolva, que tenha o respeito que merece. Que as pessoas ouçam falar de Joinville e entendam a grandeza dessa cidade, do seu povo trabalhador que carrega essa força de gerar economia e desenvolvimento”.

Já o prefeito Adriano Silva reiterou o resgate do orgulho dos joinvilenses pela cidade e reforçou a importância do trabalho dos servidores municipais, especialmente em circunstâncias decisivas, como no retorno às aulas presenciais, em 2021, e no período mais crítico da pandemia da Covid-19.

O prefeito ressaltou, também, o trabalho harmônico entre a Prefeitura de Joinville e a Câmara de Vereadores, que resulta em ações positivas para a cidade.

“Fomos a primeira cidade do Brasil com mais de 500 mil habitantes a retornar 100% às aulas presenciais, dando ensino de qualidade às nossas crianças. Fomos referência no período mais crítico da pandemia, graças aos nossos servidores da saúde que fizeram toda a diferença no atendimento aos casos graves de Covid-19. Essa transformação também é possível graças à parceria com a Câmara de Vereadores, que entende as necessidades de mudança e traz as leis que precisamos”.