Guardas Municipais de Joinville realizam mais uma etapa de requalificação

Publicada em 20/09/2021 às 18:23
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Com aulas práticas de tiro policial, 36 guardas municipais de Joinville iniciaram nesta manhã mais uma etapa do processo de requalificação e aperfeiçoamento da categoria. O exercício, que ocorre durante esta semana na Escola de Segurança, Aperfeiçoamento e Formação (ESAF), no bairro Aventureiro, foi acompanhado e monitorado por instrutores formados na própria Guarda Municipal. Antes de atirar, os guardas também receberam treinamento teórico sobre armas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Eduardo Ferraz dos Santos Sontag, o treinamento, com revólveres calibre 38 e pistolas ponto 40, integra módulo anual de capacitação previsto pela Polícia Federal. “A legislação prevê um mínimo de 80 horas ao ano de requalificação”, explica. Concluída a capacitação, relatório é encaminhado ao órgão federal para validar o porte das armas.

O exercício com armas de fogo é uma das áreas do conhecimento abordadas na carga horária da qualificação. Aulas de legislação geral, atualização em legislação de trânsito, defesa pessoal, também integram o treinamento. Todos os módulos que compõem a carga horária exigida são ministrados a título de aperfeiçoamento, uma vez que o efetivo recebeu estas instruções no período de formação.

Esse ano, a novidade será a parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas para instrução aos servidores sobre Comunicação e Relacionamentos e Atitude Colaborativa. A Guarda Municipal possui no quadro de servidores dois instrutores de armamento e tiro que realizam a requalificação dos GMs desde 2016. A primeira turma da guarda foi formada na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina.

Além das armas de fogo, os guardas municipais contam com a pistola de imobilização Spark, que funciona através de choque. Joinville conta hoje com 43 guardas municipais. Eles atuam em espaços como parques, praças, imediações de escolas e outros equipamentos públicos.