Guarda Municipal de Joinville inicia projeto Jovens Guardiões com orientações de prevenção à violência em escolas municipais

Publicada em 27/11/2025 às 16:50
Relacionado a: Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

A Guarda Municipal de Joinville iniciou nesta semana o projeto Jovens Guardiões, que leva a escolas da Rede Municipal de Ensino conteúdo educativo sobre prevenção e enfrentamento à violência e ao uso de drogas.

Nesta quinta-feira (27/11), o projeto deu os primeiros passos na Escola Municipal Rosângela Martinowsky Baptista, no Paranaguamirim. A Escola Municipal Senador Carlos Gomes, no bairro Aventureiro, também receberá a nova iniciativa que, em 2026, será colocada em prática em mais unidades escolares.

“O programa consiste em cinco encontros: o primeiro é sobre como fazer boas escolhas; depois como evitar más companhias; dizendo não às drogas; dizendo não à violência; e como pedir ajuda. São encontros de 40 minutos, baseados em uma cartilha”, explica o comandante da Guarda Municipal, Gabriel Colin.

O projeto Jovens Guardiões é ministrado pelos agentes do Grupo de Ação Preventiva (GAP) da Guarda Municipal, cujos trabalhos educativos já alcançaram cerca de 15 mil crianças da Rede Municipal de Ensino.

Nas salas de aula, as crianças do quarto ano ouviram atentamente a apresentação dos agentes do GAP sobre boas escolhas. Uma das alunas participantes foi Bianca de Jesus, de 10 anos. “Aprendi que a gente sempre tem que seguir o lado certo, não podemos fazer as coisas erradas”, diz.

Para a diretora da escola, Rosemeri Regis Koehler, a presença da Guarda Municipal é um diferencial na formação dos alunos. “A Guarda Municipal já tem uma presença importante na escola e na comunidade. É um parceiro que faz toda a diferença na educação e na prevenção”, elogia.

Compartilhe

Skip to content