O Grupo Artístico Pedagógico de Teatro de Rua, da Escola Municipal de Teatro da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, programou quatro apresentações gratuitas do espetáculo “A Loucura de Isabella”. A estreia será no Parque da Cidade, nesta sexta-feira (17/10), às 19h30.
A montagem da obra, adaptada pelo professor Luan Vinicius Cordeiro, conta uma narrativa inspirada na clássica “Commedia Dell’arte Italiana”, trazendo personagens que reproduzem as particularidades da sociedade.
A sinopse revela que, após fugir de um coronel, Isabella vem para Joinville para se casar com Horácio. Ao chegar na cidade, descobre que ele está apaixonado por outra mulher e, com isso, não resta nada para Isabella além de promessas.
Quem perder a apresentação no Parque da Cidade pode conferir o espetáculo no dia 19 de outubro, às 11 horas, durante o Convescote no Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). Ainda estão programadas outras duas apresentações: no dia 24 de outubro, às 19h30, na Praça Nereu Ramos; e no dia 7 de novembro, às 19h30, no CEU Aventureiro.
Proposta é levar o teatro para diferentes espaços
O Grupo Artístico Pedagógico de Teatro de Rua (Gap-Rua) funciona como uma continuidade dos estudos teatrais de egressos dos cursos da Escola Municipal de Teatro. Os estudantes estão produzindo o espetáculo desde março de 2025, com a oportunidade de experimentar as cenas, criar máscaras, figurinos, cenários e sonoplastias. A intenção do grupo é fazer outras apresentações em espaços públicos da cidade.
A proposta é criar e circular com espetáculos que tenham o espaço urbano como palco como em feiras, praças, parques e outros locais abertos da cidade. Para além da montagem de um espetáculo, a proposta é se apresentar em espaços descentralizados para possibilitar o acesso democrático, acessível e gratuito para um público diverso.
O Gap-Rua investiga linguagens, temáticas e técnicas de ocupação de espaços para promover a aproximação da cidade e do público com espetáculos de teatro, bem como divulgar o trabalho que é realizado na Casa da Cultura. O grupo trabalha com um repertório de espetáculos e vai alternando as montagens conforme o elenco disponível.