Grito de Carnaval abre programação da folia em Joinville

Publicada em 06/02/2023 às 09:06
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Marchinhas, fantasias, adereços, samba no pé e muita alegria. Foi assim que os foliões deram boas-vindas para o Carnaval de Joinville 2023, durante o Grito de Carnaval realizado neste sábado (4).

A concentração, com apresentação de grupos de Maracatu de Joinville, foi no jardim do Museu de Arte, onde durante o dia ocorreu a Feira Jardim Criativo, que teve como tema a tradicional festa brasileira. Às 19h, o cortejo saiu pelas ruas da cidade, embalado pelo ritmo do samba e do axé. Os foliões percorreram animados, cantando e dançando até chegar ao ponto de encontro, na rua Max Colin.

Henrique Szabunia, morador do Vila Nova, aproveitou para apresentar o Carnaval para as crianças da família. Como no período de pandemia o evento não foi realizado, as meninas ainda não tinham participado de nenhuma edição da festa de momo. “A gente viu a programação do pré Carnaval de Joinville e resolveu vir aqui para ir atrás do bloco. Tá bom demais! Joinville precisa disso”, afirma Henrique.

“Está maravilhoso. Os blocos são para trazer mais as famílias, juntar os grupos de amigos e o desfile é construído mais com as escolas de samba, para a gente assistir. A gente vem para participar. Isso é muito legal, vim para a feira passar o dia e poder aproveitar as apresentações”, diz Pedro Xavier da Rosa Neto, que é integrante do Bloco do Bode.

Para Andre Guesser, gerente de Comunicação e Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Joinville tem papel importante ao apoiar a realização da festa carnavalesca que tem registros históricos na cidade.

“Aqui em Joinville, temos registros históricos que mostram o envolvimento da cidade com essa manifestação popular há mais de 158 anos, quando ainda era Colônia Dona Francisca. A cidade merece ser contagiada com esse clima de alegria que o Carnaval proporciona. Hoje foi um aquecimento para o ponto alto do Carnaval de Joinville, no próximo fim de semana”, reforça André.

“Depois de tanto tempo, dois anos de pandemia, quatro anos sem desfile, a gente está retomando, vendo o público abraçando o Carnaval da cidade. Acredito que muitas dessas pessoas não participaram dos últimos Carnavais e estão participando hoje. Então é uma forma da gente iniciar a programação com o pé direito, com toda energia e alto astral. O pessoal está literalmente gritando, comemorando a vida e a volta do Carnaval, completa o diretor administrativo da Liga das Escolas de Samba, Gabriel de Paula.

O evento teve apoio também das forças de segurança, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito, que orientaram o trânsito e auxiliaram na segurança dos foliões. Além disso, a Secretaria de Saúde de Joinville fez a conscientização do público sobre a importância de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Desfile das Escolas de Samba e Carnaval da Família

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a programação do Carnaval de Joinville terá opções para todas as idades. No sábado (11/2), tem o Desfile das Escolas de Samba, que será na avenida Beira-Rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen. Quatro Escolas de Samba de Joinville vão desfilar com cerca de 300 integrantes cada, com direito a quesitos como comissão de frente, ala das baianas, mestre-sala e porta-bandeira e a bateria.

A concentração começa às 18h. O Afoxé Omilodê abre a festa com a lavagem da avenida, às 20h e depois as escolas A.R.C.E.S. Fusão do Samba, G.R.E.S. Unidos do Caldeirão, Príncipe do Samba e G.R.E.S Unidos pela Diversidade mostram o que prepararam para animar o público. No domingo (12/2), tem o Carnaval da Família, que também será realizado na avenida Beira-Rio, das 13h às 20h.

O Carnaval de Joinville 2023 é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e pela Liga das Escolas de Samba de Joinville.