A partir das 19h desta segunda-feira (19), o público poderá conferir, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, a exposição “Aparatos para Contato”, do artista visual Jan M.O. A mostra tem curadoria de Juliana Crispe e propõe um percurso artístico e reflexivo em que a palavra deixa de ser apenas comunicação e se transforma em ação, resistência e criação.
As obras de Jan combinam fotografia, fotoperformance, instalações interativas e tecnologia para explorar a linguagem como ferramenta de transformação social e cultural. As obras, criadas entre 2020 e 2025, usam anagramas e palavras para construir narrativas visuais, abordando temas como pertencimento, memória, afetos e ressignificação.
Com um caráter interativo, a mostra convida o público a manipular dispositivos que transformam palavras, explorar QR-Codes, projeções e outros elementos tecnológicos, ampliando a experiência além da contemplação.
Jan já teve passagem por exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de residências artísticas na Argentina, no estado de Santa Catarina e no Pará. Agora, Joinville recebe, pela primeira vez, o conjunto completo do trabalho do artista.
A exposição é gratuita e fica aberta até o dia 4 de julho na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, anexa à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. A produção foi realizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo.