Futebol e a arte são temas de nova exposição na Casa da Cultura

Publicada em 20/06/2022 às 17:57
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, anexa à Casa da Cultura, recebe nesta segunda-feira (20/6) a abertura da exposição “Fanáticos – Vamos jogar?”, de Leandro Serpa. No espaço, o público vai poder conferir colagens, desenhos, fotografias, instalações, pinturas e objetos que se propõem discutir a arte contemporânea a partir do futebol. A partir das 19h30, Leandro receberá o público para uma palestra sobre a exposição e seus trabalhos artísticos.

Às 20h, após a abertura oficial acontecerá a apresentação do Quarteto de Saxofone da Escola de Música Villa-Lobos, coordenados pelo professor Everton Backes, e haverá uma degustação de alimentos que vai remeter à temática da mostra ensinando sobre uma alimentação mais saudável e sem desperdícios. A ação é uma parceria com o Curso de Nutrição do Ielusc, idealizada pela professora Izabel Bousfield.

A exposição pode ser visitada até 5 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e a entrada gratuita.

Segundo Carlos Alberto Franzoi, gerente da Casa da Cultura e coordenador da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, “Leandro Serpa propõe um jogo entre o espectador e as obras. Mostra as múltiplas manifestações da arte ao utilizar várias linguagens para dialogar com o público sobre o que está no sangue da maioria dos brasileiros, o futebol. O compromisso da galeria é com a contemporaneidade de suas ações e, nesta exposição, aposta na possibilidade do público interagir com as propostas apresentadas pelo artista e, assim, descobrir que a arte e o futebol se interligam além do futebol arte”.

Exposição

Entre as obras que estarão em exposição na galeria de arte de Joinville, um dos destaques é a instalação Trajetórias, resultado da projeção de uma partida de futebol em uma parede enquanto o artista acompanha e desenha a movimentação da bola. Ao final, o que poderá ser visto são os traçados que remetem ao jogo.

O artista, que nasceu em 1983 em Biguaçu, grande Florianópolis, conta com uma trajetória bastante consolidada no universo artístico. Formado em Artes Plásticas pela UDESC, mestre e doutorando em Artes Visuais pela mesma universidade, Leandro participou de pelo menos 100 exposições, entre individuais e coletivas, nos últimos 15 anos.