Filme sobre imigração suíça em Joinville ganha exibição no cineclube do Museu de Sambaqui

Publicada em 15/08/2023 às 18:28
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Nesta quarta-feira (16), o filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida” será exibido no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui (rua Dona Francisca, 600 – Saguaçu). Ele é parte da programação do Agosto do Patrimônio e terá palestra de abertura de Roseli Ritzmann, presidente do Instituto Suíço de Joinville. O evento inicia às 19h e a entrada é gratuita.

A obra audiovisual é baseada no livro “Suíços em Joinville – o Duplo Desterro”, do historiador Dilney Cunha. O filme foi gravado no Brasil, com passagens filmadas na zona rural de Joinville, em São Francisco do Sul e em Curitiba, e também na Suíça. A obra mescla linguagem ficcional com documentário e narra o drama de uma família que sai de Schaffhausen, na Suíça, e imigra para Joinville para iniciar uma nova vida em meados do século XIX.

Dirigido pelo paranaense Calixto Hakim, o filme foi viabilizado por meio de editais de apoio à cultura do Brasil e da Suíça, e teve sua estreia em 2012. Segundo Roseli Ritzmann, a volta da exibição da obra é importante porque conta uma história ainda desconhecida para a maior parte dos joinvilenses.

“Cerca de 80 famílias de suíços vieram para a Colônia Dona Francisca. Esses imigrantes se estabeleceram onde hoje é o bairro Vila Nova, lá construíram escola e igreja. No entanto, eles acabaram sendo ‘aculturados’ pelos germânicos, que eram maioria. Por isso, até hoje tem pessoas em Joinville que pensam ser descendentes de alemães, mas, na verdade, podem ter parentesco com suíços”, explica ela.

O filme ganha uma nova exibição pública agora, depois de quase uma década da estreia, porque os direitos da obra foram adquiridos pela parceria entre o Brasil e a Suíça por meio do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville. O filme está à disposição também para as escolas que queiram exibi-lo aos estudantes. O movimento de tornar a história da imigração Suíça em Joinville mais conhecida contou também com a nova tiragem do livro que inspirou o filme, que ganhou nova edição em maio de 2023.