Feirão Limpa Nome de Joinville começa nesta terça-feira

Publicada em 06/11/2023 às 13:56
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON, Secretaria da Fazenda - SEFAZ, Secretaria de Habitação - SEHAB

Começa, nesta terça-feira (7/11), a terceira edição do Feirão Limpa Nome de Joinville. O evento é organizado pelo Procon de Joinville e reúne instituições financeiras, prestadoras de serviço público, associações e entidades de classe para renegociar dívidas de consumidores. O Feirão Limpa Nome será realizado no O Farol (rua Max Colin, 550), até o dia 10 de novembro.

A distribuição das senhas será entre 8h30 e 17h e o Feirão atenderá até às 18h. No local, o consumidor poderá obter a redução de juros, multas e encargos, negociando as dívidas diretamente com os participantes do Feirão. Os cidadãos também poderão consultar os cadastros de proteção ao crédito.

Segundo a gerente do Procon, Cristiane Berger, o evento se antecipa à Black Friday (24/11), importante data para o comércio e que marca o início das compras de Natal.

“O país tem uma marca de 78,3% das famílias brasileiras endividadas e 29,1% inadimplentes. O objetivo do Feirão é reduzir a inadimplência em Joinville e aquecer a economia local”, explica a gerente.

A Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Joinville estarão presentes no evento para renegociar dívidas. A Fazenda está com o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) aberto, que possibilita a regularização de débitos municipais de contribuintes, com redução de juros e multa incidentes sobre o valor principal dos débitos.

A Habitação estará presente no Feirão com o Programa de Refinanciamento Habitacional 2023. Com o Programa, é possível regularizar os débitos de contratos de programas habitacionais aderidos junto à Secretaria de Habitação da Prefeitura de Joinville.

Quem optar pela quitação do contrato ou pelo pagamento integral dos valores vencidos, o desconto será de 100% da multa e 100% dos juros de mora registrados no sistema, sendo que o vencimento deverá ser no dia do ato da renegociação. Para quem escolher refinanciar o saldo devedor, o desconto será com base no prazo de parcelamento.

Por uma questão de tecnologia relacionada aos sistemas, as pessoas que procurarem o Feirão para negociação com o Banco do Brasil e a Celesc receberão um encaminhamento para que sejam atendidas nas agências.

Companhia Águas de Joinville

Quem tem débitos com a Companhia Águas de Joinville, terá oportunidade de renegociar suas pendências no Feirão Limpa Nome. Durante o Feirão, clientes com débitos em faturas de água, esgoto ou serviços, poderão fazer a renegociação de suas pendências com condições especiais: redução de 90% em juros e multas, com parcelamento a combinar. Para pagamento à vista, o desconto em juros e multas é de 100%.

A Águas de Joinville também estará disponível para orientar e prestar outros serviços, como transferência de cadastro e consulta de débitos. Clientes com dificuldades financeiras serão encaminhados ao Núcleo de Atendimento Social (NAS) da Águas de Joinville, para verificar a possibilidade de inclusão na tarifa social.

Instituições participantes do Feirão

ACIJ, CDL, OAB Joinville, Águas de Joinville, Secretaria da Habitação, Secretaria da Fazenda, Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, Celesc, Acredicoop, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Claro.