Feira e Mercado do Natal de Joinville oferecem produtos personalizados com opções de presentes para todos os públicos

Publicada em 04/12/2025 às 11:43
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Além de se encantar com a beleza da decoração e se divertir nas atrações gratuitas, o público que visita o Natal de Joinville encontra diversas opções de produtos para presentear amigos e familiares de todas as idades e estilos. O Mercado e a Feira de Natal reúnem empreendedores e artesãos que comercializam desde itens natalinos, a guloseimas e licores artesanais, até artigos de decoração e moda customizada.

Inspirado nos tradicionais mercados europeus, o Mercado de Natal é uma das novidades deste ano. A atração está localizada na Praça da Bandeira, onde também está instalado o carrossel. O charme especial fica por conta das casinhas temáticas, onde empreendedores oferecem artigos natalinos, chocolates, brinquedos, velas decoradas, plantas, licores e batidas artesanais, entre outros produtos.

Recheado de delícias que enchem os olhos e dão água na boca, o espaço do empreendedor Wagner Lourenço traz diversas opções de doces, salgados, pizzas e pães artesanais de fermentação natural, todos com identidade biográfica.

“São produtos que trazem a sua nacionalidade, as suas características, as suas receitas peculiares. Tudo que eu faço tem identidade biográfica com o objetivo de trazer o conhecimento da padaria e da confeitaria”, explica ele.

Entre as autênticas delícias elaboradas por Wagner Lourenço, estão cucas, os italianos cannolis e pizzas, as massas folhadas típicas da França, os norte-americanos cinnamon roll (pães enroladinhos de canela), empanadas argentinas, os portugueses pastéis de Belém, o pão de gergelim apreciado pelos paulistas e, como não poderia faltar, o delicioso chineque joinvilense.

O casal de venezuelanos Juan e Liglybeth de Reyes, acompanhados da filha Isabella, de 4 anos, foram se divertir no Natal de Joinville e aproveitaram para levar algumas delícias para casa. Há três meses na cidade, eles se dizem encantados com as novidades. “Joinville é linda! Viemos passear e assistir ao Desfile de Natal. Também estamos olhando os produtos, vendo os preços, aprendendo um pouco sobre a cultura e estamos fascinados com a beleza de tudo”, diz Liglybeth.

O joinvilense Wellington Severino conta que todos os anos visita o Natal de Joinville e se surpreende com as novidades de cada edição: “É muito legal porque sempre está diferente”. Neste ano, além de conferir as novidades, Wellington apresentou as atrações ao amigo Gabriel Munchen, de Porto Alegre, que vive o seu primeiro Natal em Joinville.

No passeio, o gaúcho se encantou com a decoração e matou um pouquinho da saudade de casa no Mercado de Natal. “A decoração está muito linda, as luzes nas árvores, o carrossel para as crianças. Sou apaixonado por plantas e comprei um cacto porque lembra a minha mãe, que gosta muito de cultivá-los”, destaca.

Depois de se tornar fã do Natal de Joinville como visitante, a artesã Maura Zimmermann participa pela primeira vez do evento como expositora do Mercado de Natal, onde comercializa suas velas decoradas, aromatizadores de ambientes e incensos.

“Temos que tirar o chapéu para toda essa beleza. No ano passado eu vim para passear e me empolguei para participar. O movimento está muito bom, as pessoas estão comprando para presentear e também fazendo encomendas. Estou muito feliz”, afirma Maura.

Praça das Artes recebe a Feira de Natal

Na Praça Nereu Ramos, transformada em Praça das Artes com o Palco Cultural, que recebe apresentações artísticas, a tradicional Feira de Natal oferece produtos únicos, cheios de criatividade e carinho. Entre os itens disponíveis estão doces, sorvetes, artesanato, chinelos e calçados personalizados, canecas, bolsas, moda criativa, entre outros.

A dona de casa Ivete Porn veio de São Francisco do Sul para visitar os familiares e aproveitou para conferir as atrações do Natal. O passeio também incluiu algumas comprinhas.

“Gosto de vir todos os anos. Meu filho já foi no carrossel, tiramos bastante fotos, lanchamos e fizemos compras. Tem muito artesanato, coisas bonitas que a gente precisa valorizar”, afirma Ivete, que comprou enfeites para a cuia de chimarrão para presentear a irmã e o cunhado, além de outros itens para garantir o seu tradicional mate.

A artesã Aline da Silva expõe seus produtos de papelaria católica e lembranças religiosas e está animada com a sua estreia na Feira de Natal: “Já participei de outras feiras e vim para o Natal de Joinville porque o evento está crescendo, cada vez mais bonito e com público cada vez maior. Então, a minha expectativa é grande”.

Também animada, Alexandra Rosa da Silva participa da Feira de Natal pela segunda vez, expondo os seus trabalhos de moda autoral, que incluem peças como blusas, vestidos, batas e conjuntos confeccionados com tecidos residuais da indústria têxtil.

Para a costureira, o Natal de Joinville é mais uma oportunidade de apresentar o seu produto diferenciado a um grande público: “O movimento está melhorando a cada dia. As pessoas se interessam pela proposta do meu trabalho porque são peças exclusivas, com tamanhos e modelos personalizados. Quem compra comigo não corre o risco de encontrar outra pessoa com uma roupa igual”, fala.

A Feira e o Mercado do Natal de Joinville funcionam de terça-feira a domingo, das 17h às 23h. Para oferecer maior diversidade ao público e oportunidades aos empreendedores, a cada duas semanas ocorre o rodízio de expositores, com novas opções de produtos.

Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.

Compartilhe

Skip to content