Famílias Acolhedoras participam de palestra no dia mundial do serviço

Publicada em 01/06/2022 às 11:07
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Nesta terça-feira (31/5) é comemorado o Dia Mundial do Acolhimento Familiar. Para marcar a data, o Serviço de Acolhimento Familiar da Secretaria de Assistência Social (SAS) realizou uma palestra com as famílias cadastradas.

O tema da palestra foi “O afeto é importante – como o afeto contribui em nosso jeito de ser e estar em nossas famílias”, com a palestrante Bárbara Alves Ribeiro Marques.

“A questão do afeto é primordial para o desenvolvimento da criança e do adolescente que vem de uma situação de violação de direitos, de questões de negligência ou violência grave. O acolhimento familiar tem que ter afeto para dar certo. O abraçar, o conversar, o estimular, tudo isso influencia no desenvolvimento infantil”, explica Patrícia da Silva Caetano, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar.

A manicure Silvana Menegolo participa há um ano e meio do serviço. Ela, o marido e dois filhos acolheram uma criança de um ano por um período e hoje acolhem uma menina de 9 anos.

“Para mim é uma missão, é uma experiência incrível, sou apaixonada pelo serviço e falo para todo mundo. Cuidar dessas crianças é educar para uma sociedade. Meus filhos amam, a gente ganha o tempo inteiro, aprende o tempo inteiro e ensinamos na prática sobre valores”, conta Silvana.

Inscrições abertas para famílias interessadas em acolher

A Secretaria de Assistência Social continua com as inscrições abertas para quem quiser fazer parte do Serviço Família Acolhedora. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, por meio de formulário eletrônico no site da Prefeitura de Joinville.

A Família Acolhedora recebe provisoriamente crianças e adolescentes que estão sob medida de proteção, afastadas do núcleo familiar, por determinação judicial, em residências de famílias cadastradas, selecionadas, capacitadas e acompanhadas.

Pode se inscrever quem tem mais de 21 anos, residente em Joinville por período superior há um ano e que possua renda (individual ou familiar). Não podem participar pessoas que estão cadastradas na lista nacional de adoção.