Exposição sobre o legado de Victor Kursancew pode ser conferida on-line

Publicada em 12/08/2021 às 18:14
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew - SECULT.UCC.GMA

Quem não conseguiu prestigiar presencialmente a exposição em homenagem ao artista Victor Kursancew, agora tem a oportunidade de ver on-line. É que a Galeria Municipal de Arte, anexa à Casa da Cultura, disponibilizou no site da prefeitura o catálogo da exposição “Um século de inspiração: O legado cultural de Victor Kursancew para Joinville, apresentado na arte postal”.

A disponibilização do catálogo faz parte do projeto que iniciou em 2019 com a celebração do centenário do artista Victor Kursancew. No material, de 64 páginas, os amantes da arte podem conferir textos com explicações de todas as fases do projeto, desde a concepção, com os recortes curatoriais, até as imagens da montagem da exposição física e também fotografias das obras e detalhes dos materiais e artistas participantes. O catálogo foi organizado pelas servidoras que atuam na Galeria, Soraia Silva e Isadora Terranova.

Conheça o catálogo da exposição clicando neste link

Artista fez história na cultura joinvilense

Victor Kursancew, que dá nome à Galeria Municipal de arte da Casa da Cultura, era polonês e veio para o Brasil em 1949. Viveu no Rio de Janeiro e em Rio Negrinho antes de chegar a Joinville em 1952. Aqui, foi um dos fundadores da Escola de Artes da Casa da Cultura, onde atuou como professor de desenho e pintura. A galeria foi fundada em 1982, dois anos após a morte do artista.