Evento sobre observação de pássaros reúne mais de 60 participantes em Joinville

Publicada em 08/04/2024 às 17:54
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Foto: Omar J R Cardoso / Divulgação

No final de semana (6 e 7/4), mais de 60 pessoas participaram do Observa Joinville – Fomento ao Turismo de Observação de Aves em um sítio na Estrada do Pico, em Pirabeiraba. O encontro reuniu joinvilenses e visitantes, inclusive de fora de Santa Catarina, interessados na atividade.

Os participantes, munidos de câmeras fotográficas, conferiram quais pássaros se destacam mais em Joinville e tiveram capacitação para conhecer ferramentas para identificá-los. O evento foi organizado pelo Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica (Coama) e pelo Aves Catarinenses, com promoção da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville e do Convention & Visitors Bureau.

Os monitores ambientais Maicon Pereira e Carlos Roberto Silva, conhecido como “Duco”, estiveram presentes para contar suas experiências na observação de aves no Brasil e no exterior, assim como os biólogos e proprietários da Pousada Mochileiros (Peruíbe/SP), Fabio Barata e Elen Dias. As saídas de campo no sábado e domingo foram feitas com apoio dos ornitólogos Leandro Corrêa e Fabio Barata.

Também ocorreu a observação de corujas, com o ornitólogo Leandro Corrêa como guia responsável. Durante as atividades, os observadores encontraram a Coruja-preta (Strix huhula), que tem poucos registros em Santa Catarina, além de outras espécies raras encontradas somente na região.

Segundo o organizador do encontro, Wellington Marcos Machado, a observação de aves é uma parte específica do turismo de natureza que movimenta milhões de pessoas no mundo inteiro todos os anos e que apresenta grande potencial econômico para Joinville. “Temos 486 espécies de aves registradas, sendo o município com maior número de registros no Sul do Brasil”, revela.

O Observa Joinville capacitou os participantes para preparar áreas de observação com instalação de comedouros, tratadores e atrativos para a avifauna da região e como atraí-las, com formação de guias e fomento da prática deste tipo de atividade.