Espetáculo Illuminare faz suas últimas apresentações nesta sexta-feira e sábado

Publicada em 16/12/2022 às 13:05
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O público que ainda não prestigiou ou que deseja, mais uma vez, se apaixonar com a magia do espetáculo de Natal Illuminare, poderá assistir às últimas apresentações do musical que acontecem nesta sexta-feira e sábado (16 e 17/12), no Centreventos Cau Hansen.

Na sexta-feira, o espetáculo acontece em seu horário normal, às 20h. Já no sábado, será realizada uma sessão extra, às 17h, e, à noite, terá início às 20h30.

O musical foi criado especialmente para o Natal de Joinville e conta a trajetória da menina Francisca que, ao lado dos atrapalhados duendes Chineque e Chimia, viaja através de diferentes mundos e terras distantes, desde as Terras Encantadas das Geleiras, às Terras das Máquinas, das Guloseimas e das Flores, tudo para salvar o Papai Noel e conseguir recuperar as luzes do Natal que foram escondidas pela misteriosa Escuridão.

A trama emociona ao embalar a história com efeitos especiais de tirar o fôlego e leva a mensagem de que o Natal deve ser celebrado por toda a família.

Essa essência é trazida da vida, para o palco, pela atriz Lia Canineu, que interpreta dois papéis: Luciana, a mãe da protagonista Francisca, e Rosalia, a Imperatriz do Reino das Flores.

“Estou encantada em fazer parte desse espetáculo. Eu e minha família somos muito ligados ao Natal, é a época do ano em que nos reunimos e é muito importante para nós”, conta Lia.

Memórias da vida ao palco

Além de viver a emoção do Natal, atuar no Illuminare tem um significado ainda mais especial para a atriz. Natural de Sorocaba, Lia é a décima primeira filha de uma família com doze irmãos. Todos os anos, a família embarcava em uma van e vinha curtir as férias na serra gaúcha ou no litoral catarinense.

Independentemente do destino final, Joinville era parada obrigatória para a família que aproveitava para saborear pratos típicos e visitar lugares icônicos da cidade.

E relembra: “Meu pai era apaixonado por Joinville. Temos fotos no museu e comíamos marreco recheado. Meu pai faleceu neste ano e será o primeiro Natal sem a presença dele. Passar esse período aqui em Joinville, refazer essa viajem que ele tanto amava, está sendo muito significativo”.

Inspirada por suas memórias, a experiência de Lia em reviver Joinville começou já durante a fase de preparação das suas personagens, especialmente a Rosalia. Para dar vida à Imperatriz do Reino das Flores, além de intensificar o estudo do canto e da parte musical, a atriz visitou locais emblemáticos, como o Parque das Hemerocallis.

“Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora para compor a personagem, e para eu entender a importância que esse Reino teria na história do espetáculo”, relata.

Além das flores, Lia e todo o elenco de Illuminare se encantaram com a receptividade do público por elementos e personagens que fazem parte da cultura da cidade.

“Foi muito legal testemunhar a reação do público às referências de Joinville. O jacaré Fritz foi unanimidade”, diverte-se a atriz.

Outra surpresa especial para Lia foi conhecer e contracenar com os dançarinos locais. Durante o espetáculo, são 20 bailarinos em cena, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Espaço A.Z Arte, MOA e Kulture Caos.

E a atriz revela: “Quando soube que teríamos a presença de bailarinos daqui, do Bolshoi, imaginei que seriam mais velhos. Mas são todos muito jovens e talentosos. Tudo parece fácil para eles, os movimentos, as coreografias. É um privilégio estarmos em um palco sagrado da Capital Nacional da Dança”.

Diante de uma experiência em que memórias e novos aprendizados resultaram em um trabalho repleto de encanto, técnica e profissionalismo, Lia Canineu conclui: “Estamos com nossos corações cheios. Somos de fora, viemos homenagear as pessoas aqui de Joinville e fomos recebidos de coração aberto, nessa cidade que está investindo tanto no Natal. Estamos todos muito felizes!”.

Ingressos

Os ingressos para o espetáculo Illuminare podem ser adquiridos com valores a partir de R$ 10, no site nataldejoinville.com.br ou então nos pontos de venda presenciais: na bilheteria do Centreventos; na loja do Instituto Natal de Joinville, na praça Dario Salles; na Giostri Livraria & Café; e na loja Tip Top, no Garten Shopping.