Eleição dos novos Conselheiros Tutelares de Joinville é aberta à comunidade

Publicada em 19/09/2023 às 10:04
Relacionado a: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA

No dia 1º de outubro (domingo), das 9h às 17h, no Centro de Convenções Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315 – Centro), será realizada a eleição dos Conselheiros Tutelares para o mandato 2024-2028.

Qualquer pessoa inscrita como eleitor no município de Joinville, até três meses antes do pleito eleitoral, poderá votar em um único candidato.

Neste ano, 73 candidatos concorrem às 25 vagas para os membros que irão atuar nos cinco Conselhos Tutelares, atendendo a todas as regiões da cidade. A relação dos candidatos, assim como outras informações e documentos sobre o processo de votação, está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/EleicaoConselhoTutelarJlle).

De acordo com a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, é importante que a comunidade participe ativamente da eleição dos membros dos Conselhos Tutelares que, a partir do próximo mandato, passam de três para cinco órgãos atuantes no município.

“A participação da comunidade é essencial nesse processo de votação. Com a implantação de dois novos Conselhos Tutelares, o município será dividido em cinco regiões, reduzindo o tamanho de cada território e o número de pessoas atendidas por cada um. Isso significa que os Conselheiros terão mais condição de efetivar um acolhimento com maior qualidade”, afirma a secretária.

O processo eleitoral dos membros dos Conselhos Tutelares é conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob a fiscalização do Ministério Público, e com apoio da Prefeitura de Joinville.