Eixo da rua Ottokar Doerffel terá novas alterações viárias a partir do Feriado da Independência

Publicada em 06/09/2023 às 19:01
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

Entre o feriado da Independência até a próxima segunda-feira (11/9), serão implementadas novas mudanças viárias na rua Ottokar Doerffel, devido às obras de duplicação. As alterações passam a valer na medida em que a sinalização horizontal e vertical for sendo realizada. A principal delas é no acesso à região central de Joinville.

A partir do cruzamento da Gothard Kaesemodel, os motoristas que estão vindo da região BR-101 ou bairro São Marcos no sentido Centro não poderão continuar o trajeto pela Ottokar Doerffel para pegar a Ministro Calógeras. No semáforo que faz esquina com a Gothard Kaesemodel, o sentido obrigatório para chegar ao Centro de Joinville será pela Gothard Kaesemodel, Concórdia, Rio Grande do Sul e Ministro Calógeras.

Para os motoristas que trafegam na Ottokar Doerfell, oriundos da BR-101, a rua estará liberada até a Marajó, onde já ocorre o acesso normalmente para o Eixo Marquês de Olinda, no sentido Norte da cidade. Na Ottokar Doerffel não será permitida a conversão à direita na rua Caçador.

Quem trafega sentido Centro para BR-101 terá a rua Ottokar Doerffel em mão única em uma pista. É que em uma das faixas, ocorrem obras de iluminação pública.

“Essas alterações no trânsito devem permanecer enquanto as obras de duplicação e iluminação estiverem ocorrendo. Os agentes de trânsito e a Guarda Municipal estão empenhados em auxiliar e orientar os motoristas. Além disso, temos uma sinalização adequada para orientar quem passa pela região”, reforça Paulo Rogério Rigo, diretor-presidente do Detrans.

Ao todo, o investimento tanto na duplicação, quanto na iluminação do trecho da rua Ottokar Doerffel, é de aproximadamente R$ 17,3 milhões. A duplicação e estruturação viária ocorre entre as ruas Ministro Calógeras e a Caçador. Já a obra de iluminação contempla o trecho entre as ruas Rio Grande do Sul e Gothard Kaesemodel.

Mudanças no transporte coletivo e para ciclistas

Com as alterações no trânsito por causa das obras de duplicação na rua Ottokar Doerffel, o transporte coletivo terá mudanças em alguns pontos. As alterações passam a valer a partir do momento em que a Ottokar Doerffel receber apenas mão única.

As linhas que seguem do Centro sentido São Marcos e Willy Tilp farão desembarque na rua Paraíba. O ônibus passará pelo acesso da Rodoviária, via rua Caçador, seguindo o trajeto que já é realizado atualmente.

Já as linhas que trafegam para o Terminal Sul, seguirão pela rua Paraíba até a rua Henrique Dias, de onde continuam fazendo trajeto habitual.

Os ônibus que fazem o sentido bairro para o Centro e para o Norte, usarão as ruas Concórdia e Caçador, passando pelo acesso da Rodoviária, chegando ao ponto da rua Paraíba (parada da Rodoviária), seguindo pela Rua Concórdia, seu trajeto normal.

Desta forma, o ponto de ônibus da rua Paraíba continua sendo atendido pelo transporte coletivo, tanto para os clientes que chegam quanto para os que saem da Rodoviária.

A parada de ônibus da Rua Gothard Kaesemodel 175, foi desativada temporariamente em razão da mudança de sentido de fluxo da mesma. Usuários do transporte coletivo devem utilizar a parada da Rodoviária (rua Paraíba), ou a da rua Ottokar Doerffel.

Além disso, durante as obras, a parada localizada na rua Ottokar Doerffel, em frente à Central Funerária, também poderá ser remanejada pontualmente para pontos próximos para realização dos trabalhos. Durante o mês de setembro, a previsão é que essa parada permaneça no mesmo local.

Para os ciclistas a principal mudança é em relação à ciclofaixa da rua Ottokar Doerffel, que será desativada durante as obras por medida de segurança. Quem trafega pela região de bicicleta deve preferir utilizar a Gottard Kaesemodel sentido Sul e a calçada da rua Concórdia, que terá sinalização indicando o compartilhamento do espaço entre ciclistas e pedestres, ou ainda utilizar a Otto Paruker no sentido Norte.

Trecho da rua Waldemiro José Borges em mão única

Outra alteração no trânsito, a partir de segunda-feira (11/9), é na rua Waldemiro José Borges. No trecho entre a rua Santa Catarina e a rotatória do Hiper Mais, a rua estará em mão única sentido bairro. O trânsito estará fechado na pista sentido Centro devido às obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e de implementação de redes de água e esgoto, por parte da Companhia Águas de Joinville.

Os trabalhos realizados pela Seinfra fazem parte das obras de requalificação viária da rua Waldemiro José Borges, orçadas em R$ 12,6 milhões. Paralelo a esse trabalho da Seinfra, a Companhia Águas de Joinville inicia nos próximos dias, a instalação de 2 km de rede nas calçadas, na rua Waldemiro José Borges, entre o cruzamento com a rua Santa Catarina e a avenida Paulo Schroeder.

Enquanto a pista sentido Centro estiver interrompida, serão necessárias alterações no trajeto em 11 linhas de ônibus (sentido bairro / terminal) que rotineiramente passam por esse trecho na Waldemiro José Borges, entre a rua Santa Catarina e a rotatória do Hiper Mais. Para atender os passageiros, a Seinfra instalará um abrigo de ônibus na entrada da rua João Filiete de Oliveira (continuação da rua São Paulo) e outro na rua Corumbá. Os passageiros podem acompanhar o itinerário do transporte coletivo pelo site onibus.info.

– Linhas que serão desviadas pelas ruas João Filiete de Oliveira e São Paulo:
0111 Itaum/Sul via João Ramalho
0703 Escolinha/Centro