Dia Mundial da Criatividade movimenta agenda de Joinville com atrações gratuitas

Publicada em 20/04/2023 às 17:57
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A programação cultural em Joinville no feriado de 21 de abril e no sábado (22/4) será movimentada pelas atrações do Dia Mundial da Criatividade. A data é celebrada com eventos em dezenas de países desde 2017. Joinville promove o maior número de atividades do Brasil em 2023 com programação totalmente gratuita.

A partir das 20h desta quinta-feira (20/4) até o fim da noite de sexta-feira (21/4), a Avenida Hermann A. Lepper será fechada para trânsito de veículos entre os cruzamentos das ruas Princesa Isabel e Dona Francisca para receber o Palco Cidade.

Entre 10h e 21h de sexta-feira, artistas, bandas e grupos de dança passarão pelo palco para mostrar o talento de quem dedica-se à arte em Joinville. Entre as atrações estão a banda El Kabong, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Joinville e os cantores Jesus Lumma e Luzzi Saito. A programação ao ar livre também contará com feira criativa e food trucks.

No mesmo horário, a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior também estará aberta e com diversas atrações. Nas salas de aula e no auditório haverá apresentações musicais com bandas da cidade e com alunos da Escola de Música Villa Lobos, além de exposições, oficinas de artes, palestras e rodas de conversa.

O Arquivo Histórico de Joinville, localizado na Av. Hermann A. Lepper, realiza visitas guiadas ao acervo, que guarda documentos importantes da história da cidade. As sessões ocorrerão às 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30, sempre com grupos de até 10 pessoas.

Já no Museu Arqueológico de Sambaqui haverá o lançamento do Cineclube Catarse, da Unisociesc, às 16 horas, com exibição do filme “O Show de Truman” seguida por debate; e a Mostra de Cinema da Univille, às 19 horas. As atrações ocorrerão no auditório do museu, que foi reformado em parceria com a Unisociesc e passará a abrigar as sessões do Cineclube Catarse mensalmente.

No sábado (22/4), o acesso ao Mirante de Joinville será o local para quem quer aproveitar para curtir a vida ao ar livre e praticar atividades físicas. Às 7 horas haverá caminhada coletiva até a torre do Mirante. Entre 9h e 11h, ocorrerão aulas abertas de ginástica no Zoobotânico; e entre 8h e meio-dia, haverá atividades recreativas promovidas pela Secretaria de Esportes, próximo à guarita de acesso ao Mirante, como parte do Dia de Lazer.

A programação do Dia Mundial da Criatividade em Joinville é uma realização do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e da Prefeitura de Joinville.

Confira outras atrações do Dia Mundial da Criatividade

– Museu Nacional de Imigração e Colonização (Rua Rio Branco, 229, Centro)
10h às 16h: exposições
13h às 16h: Oficina de arte ao ar livre com o Conservatório Belas Artes