Detrans realiza etapa de teste de equipamento de fiscalização automática de trânsito e monitoramento

Publicada em 27/04/2023 às 10:19
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

A Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), está realizando o teste de escala real do Edital 11/2022, que prevê a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estatístico.

Na primeira etapa do processo, após recebimento das propostas e conferência da documentação, foi aplicado o critério de escolha do fornecedor por menor preço global. A empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda foi selecionada.

Na segunda etapa do processo licitatório, a empresa está sendo avaliada por uma Comissão Técnica formada por servidores do Detrans. De acordo com o Edital, a empresa deve instalar um equipamento de fiscalização eletrônica de avanço de sinal para teste. O local escolhido pela Comissão Técnica foi o cruzamento da rua Ottokar Doerffel com a rua Gothard Kaesemodel.

“A Comissão Técnica avaliará a integração de funcionalidades, os arquivos gerados, os relatórios e as imagens produzidas, recebidas e transmitidas durante os testes realizados, de forma a comprovar que o equipamento atende às exigências do Edital”, explica o gerente de Operações do Detrans, Samuel Luiz Bernardes Gomes.

Caso a empresa seja aprovada no teste de escala real, o próximo passo é a assinatura do contrato. Após assinatura do contrato, a empresa deverá cumprir um cronograma de instalação, cujo prazo máximo para a instalação dos equipamentos é de 180 dias a contar da emissão da Ordem de Serviço.

Nesse período de testes, o equipamento não emite notificação de infração. Porém, as fiscalizações permanecem sendo realizadas pelos agentes de trânsito. Além disso, o Detrans reforça a necessidade dos motoristas respeitarem a sinalização de trânsito para garantir a própria segurança e das demais pessoas que utilizam as vias.