Detrans pintou mais de 1 mil faixas de pedestres em 2021

Publicada em 14/10/2021 às 09:20
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

A Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), realizou a pintura de mais de 1 mil faixas de pedestres este ano. A maior parte desses 17.600 m² de pintura foi a revitalização de faixas existentes, mas também foram implantadas novas faixas.

“Uma novidade é que, neste ano, a sinalização viária de algumas vias com grande fluxo, incluindo as faixas de pedestres, está sendo realizada com um material que possui uma durabilidade superior à tinta utilizada usualmente, o que garante uma vida útil maior. E as boas condições da pintura das faixas favorecem bastante na garantia de uma travessia segura”, informa o gerente de operações do Detrans, Guilherme Belegante.

A gerente da Escola Pública de Trânsito (Eptran), Melissa Puertas Sampaio, reforça a importância do uso da faixa de pedestre. “O pedestre é muito vulnerável. A faixa é o local correto para que ele atravesse a via em segurança. Ele nunca pode atravessar entre os carros. O fluxo pode estar até parado, mas, no momento que começar a se movimentar, o pedestre estará indefeso entre os veículos”, ensina a gerente.

Quanto aos condutores de veículos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não dar preferência ao pedestre na travessia é considerada uma infração de trânsito. Quando o condutor está em movimento e percebe que o pedestre está na faixa, ele precisa acionar o pisca alerta para sinalizar ao veículo de trás que está diminuindo a velocidade e que irá parar para a travessia do pedestre.

“É de extrema importância que todos os condutores respeitem um ao outro. E o respeito para com o pedestre é ainda maior. O motorista precisa lembrar que ele também é um pedestre. Quando ele ficar diante da faixa, também gostaria que alguém parasse para ele atravessar”, pontua a gerente da Eptran.

Sinalização das ruas Senador Rodrigo Lobo e Vitor Konder

Outra ação do Detrans é a sinalização da rua Senador Rodrigo Lobo, no Jardim Iririú. A via terá estacionamento em um dos lados, ciclofaixa do outro lado e duas faixas de rolamento.

Nos próximos dias, começará a sinalização da rua Vitor Konder, no bairro Iririú. A diferença da sinalização da Senador Rodrigo Lobo é que na Vitor Konder será instalada uma ciclorrota.