Detrans implanta semáforo para auxiliar travessia de pedestres em Joinville

Publicada em 14/03/2023 às 16:13
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) está fazendo a instalação de um semáforo na avenida José Vieira (Beira-rio), próximo à rua Padre Antônio Vieira, onde já há faixa de pedestre, na rotatória do bairro Saguaçu. O equipamento será utilizado para auxiliar a travessia de pedestres. Por esse motivo, será acionado por meio de um botão e fechará apenas quando houver solicitação de um pedestre para fazer a travessia.

O mesmo sistema de semáforo foi implantado próximo a Prefeitura de Joinville, na avenida Hermann August Lepper, no ano passado e também em frente ao Centreventos Cau Hansen. O semáforo fica continuamente aberto para a passagem de veículos, fechando apenas quando é acionado no botão pelo pedestre que precisa fazer a travessia com segurança.

Nos próximos dias, a Celesc deve fazer a instalação de energia elétrica. Depois disso, o equipamento fica em modo piscante por cerca de cinco dias para que os motoristas se acostumem com a instalação e na sequência passa a operar efetivamente.

“Temos equipamentos com este mesmo sistema instalado em outros pontos da cidade e que se mostram efetivos para a segurança das pessoas. Como eles ficam o tempo todo aberto, fechando apenas quando são acionados, também não há formação de fila no local”, explica Guilherme Belegante, gerente de operações do Detrans.

A implantação desse semáforo já estava prevista desde quando foram feitas as alterações no trânsito naquela região, em 2019.