Quem se encantou com o espetáculo de abertura do Natal de Joinville pode seguir acompanhando a jornada de Francisca e seus amigos durante a programação natalina. É que outras atrações da programação também se inspiram na história apresentada durante o espetáculo, promovendo dança, música e encantamento de forma gratuita.
Entre as atrações estão os desfiles de Natal, que reúnem centenas de pessoas na rua Rio Branco, no Centro da cidade. Neste ano, já foram realizadas três edições e há mais duas marcadas para os dias 5 e 6 de dezembro (sexta-feira e sábado), a partir das 20h, com concentração em frente ao Museu Nacional de Imigração e Colonização.
Com carros alegóricos, bailarinos com figurino e os tradicionais personagens Fritz, Fefa (biscoito), boneco de neve e os duendes Chineque e Chimia, os desfiles continuam a contar a história de Francisca. O primeiro carro alegórico, por exemplo, remete ao mundo das flores, com a presença de Rosália, personagem do espetáculo de abertura.
Entre os participantes do desfile, estão os bailarinos da MOA Companhia de Dança. No espetáculo, 31 deles subiram ao palco e, agora, também se revezam para participar dos desfiles. Uma das bailarinas é Letícia Maria Gheller dos Santos, que deu corpo à personagem Rosália no espetáculo e segue a interpretando nos desfiles.
“Eu nunca atuei, então o processo de decorar as falas e entrar no personagem foi complexo, mas foi encaixando e ficando cada vez melhor. No primeiro dia, quase chorei no palco de tanta emoção porque é algo que encanta e transborda, foi mágico”, conta.
O esforço de Letícia demonstra o comprometimento do grupo que, além das aulas regulares, passou a ensaiar de duas a três horas a mais por dia. A entrega foi reconhecida pelo diretor-artístico da apresentação, André Gress, conhecido por assinar grandes produções no entretenimento, incluindo espetáculos da Broadway, direção de shows de artistas renomados e grandes eventos nacionais e internacionais.
“É muito gratificante ver o quanto o Natal de Joinville cresceu desde que cheguei aqui, em 2022. Tenho acompanhado a construção desse movimento e é incrível ver como os grupos artísticos da cidade foram ganhando destaque. A Patrícia, do MOA, trouxe coreografias ainda mais refinadas e a gente conseguiu afinar a colaboração de um jeito muito bonito, tanto com ela quanto com os bailarinos”, diz André.
Coral encanta com músicas tradicionais do Natal
Outra atração do espetáculo de abertura que volta a encantar os joinvilenses durante a programação natalina é o coral do Instituto Arte Maior. Nas apresentações, 140 coralistas posicionados nas sacadas da Prefeitura embalaram a jornada de Francisca em uma trilha sonora que combinou clássicos natalinos a músicas brasileiras com nova roupagem.
“Foi um trabalho tranquilo, com cada nicho fazendo a sua parte em uma condução muito boa. Cada um prepara o seu trabalho e a junção faz o espetáculo acontecer”, destaca a musicista e educadora Kátia Siqueira.
Ela conta que mais de 60% dos coralistas do espetáculo estavam estreando em uma apresentação ao público. “Além da experiência de ser a primeira vez, eles viram muita gente prestigiando o evento. Tudo isso vai se somando e a expectativa deles cresceu muito, eles estavam muito felizes”, fala.
E quem quiser ter mais um gostinho da apresentação dos coralistas tem novas oportunidades para vê-los e ouvi-los durante o Natal. Neste sábado (6/12), eles apresentam o espetáculo “Um Natal Tropical” em duas sessões na Sociedade Harmonia Lyra. Já no domingo (7/12), a experiência se repete, mas desta vez na sacada, em uma apresentação aberta à comunidade. Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Arte Maior (artemaior.org.br/).
Além disso, também com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Instituto Natal Joinville, o Instituto Arte Maior promove o Festival de Corais nos dias 13 e 14 de dezembro, no Palco Cultural da Praça Nereu Ramos, com corais de Joinville e de fora da cidade, incluindo, é claro, os integrantes da Arte Maior.
“O coral vai usar algumas das músicas que foram cantadas no espetáculo de abertura e, além disso, duas duendes vão contar uma história em meio ao musical para ficar ainda mais atrativo”, conta Kátia. Mais de 100 crianças vão participar da apresentação gratuita.
Um dos destaques é a música “Depende de nós” que, além de cantada, é interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos coralistas, assim como na abertura.
“Uma pessoa que trabalha com acessibilidade no Instituto e tem experiência com Libras nos ajudou a ensinar os alunos. Deu muito certo e estamos usando essa música em todas as apresentações, com uma mensagem muito bonita e que demonstra a acessibilidade”, reforça Kátia.
O diretor-artístico André Gress pontua o diferencial do grupo. “O Instituto Arte Maior trouxe arranjos que emocionaram de verdade, ainda mais cantados por mais de 130 crianças. Ver tudo isso sendo produzido 100% em Joinville é muito especial. A cidade está caminhando para um lugar de autonomia artística e de entrega de altíssima qualidade. Eu fico muito feliz de ser um dos elementos desse grupo que cresce, se fortalece e cria experiências cada vez mais mágicas para o público”, salienta.
A programação do Natal de Joinville segue até o dia 4 de janeiro, com atrações gratuitas e abertas ao público. A agenda completa está disponível no site nataldejoinville.com.br.
Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.