Desfile marca 172 anos de Joinville com a presença de 20 mil pessoas

Publicada em 13/03/2023 às 08:40
Relacionado a: Secretaria de Comunicação - SECOM

Nem a chuva impediu que cerca de 20 mil pessoas prestigiassem o Desfile Comemorativo aos 172 anos de Joinville nesta quinta-feira (9). O evento, que teve a participação de 85 grupos, é tradicional e por isso muito esperado na cidade. A festa não era realizada há dois anos devido a pandemia.

Logo nos primeiros momentos do desfile, gotas esparsas de chuva começaram a cair. Em poucos minutos, o volume de chuva aumentou, mas não espantou nem o público nem os participantes do desfile.

Como as condições de segurança estavam mantidas, o desfile pode ser realizado normalmente. O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin desceram do palanque onde estavam as autoridades para ficar ainda mais perto dos grupos e aplaudir os participantes que homenagearam a cidade, mesmo embaixo de chuva.

“Tivemos a presença de um público maravilhoso para prestigiar o aniversário de Joinville. Estar celebrando com todos aqui é uma alegria muito grande”, comenta o prefeito.

Quem abriu o desfile foi a banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. Em seguida, os pelotões e veículos motorizados da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Grupo de Resgate em Montanha e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville animaram o público inclusive com a exposição de veículos históricos e também os atuais usados para o salvamento e resgate.

As escolas das redes Municipal, Estadual e Particular e as entidades de apoio às pessoas com deficiência também encantaram o público ao apresentar os projetos educacionais desenvolvidos pelas unidades.

Entre as tradicionais entidades que desfilaram, estava a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi).

“O desfile é uma ótima oportunidade de mostrar o importante trabalho que realizamos, que é o de incluir o deficiente visual na sociedade”, afirma Bruno Soares, que é professor de Educação Física e de Orientação e Mobilidade da Ajidevi.

Também participam do desfile entidades recreativas, culturais e esportivas, clubes de serviço, grupos folclóricos, entidades comerciais e industriais, órgãos públicos e grupos organizados da comunidade.

Com a camiseta estampada com a escrita “pai de atleta”, o ferramenteiro Max Conradi, de 48 anos, foi ao evento com a família para ver o filho desfilar pela primeira vez. “Sinto muito orgulho do meu filho e também por fazer parte desta festa que reúne tantas famílias, nem a chuva espantou o pessoal”, comenta elogiando o evento.

A dona de casa Marina de Mira, moradora do Parque Guarani, foi de bicicleta assistir ao desfile com as amigas. Ela conta que sempre prestigia os desfiles de aniversário da cidade e define o evento em uma palavra: alegria. “É uma oportunidade de sair de casa para encontrar família e amigos e também se emocionar”, diz.

Tradicionalmente, o Desfile Comemorativo ao aniversário da cidade é realizado em frente ao Centreventos Cau Hansen e a presença do público transforma em festa o momento em que os grupos apresentam a história e envolvimento que têm com Joinville.