Departamento de Trânsito de Joinville lança campanha educativa sobre o uso do celular no trânsito

Publicada em 09/05/2024 às 09:24
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

“Ou você olha pra frente, ou não vê mais nada”. Este é o alerta principal da campanha educativa produzida pela Prefeitura de Joinville com o objetivo de conscientizar o público sobre os riscos do uso do aparelho celular no trânsito. A ação é mais uma atividade que integra a programação do Maio Amarelo.

Conforme previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que segurar ou manusear o telefone enquanto dirige está cometendo infração gravíssima. No Brasil, usar o telefone celular ao dirigir implica em multa de R$293,47 e a soma de sete pontos na carteira.

Em Joinville, de acordo com o Departamento de Trânsito (Detrans), o uso do celular é um dos quatro maiores problemas enfrentados no trânsito, assim como a falta de equipamentos de proteção, como cinto de segurança e capacete; excesso de velocidade; e a combinação de bebida e direção.

A gerente da Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), Melissa Puertas, explica que a criação da campanha deve-se ao aumento de casos de uso de celular entre pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores em geral.

“O uso do celular oferece riscos para todos os usuários, pois ele nos desconecta do local onde deveríamos estar. Com ele, nossa atenção é desviada colocando em risco a segurança de todos”, alerta Melissa.

Para reforçar os perigos que o uso do celular oferece aos condutores e pedestres, a Eptran realiza ações de conscientização junto a diversos públicos, inclusive com as crianças em projetos como o “Trânsito e Cidadania” e “Criança Atenta”.

Melissa completa: “Nos trabalhos com as crianças, frisamos bem que não pode usar o celular enquanto dirige. Inclusive na cartilha que eles recebem existem várias informações sobre esse assunto”.

Em relação à principal orientação sobre o uso de celular, ela reforça: “Nossa orientação é que não use celular e fone de ouvido, pois eles nos desconectam do trânsito para onde a nossa atenção deve estar voltada como pedestres, ciclistas, passageiros ou condutores”.

A campanha educativa foi produzida por meio de uma parceria entre o Departamento de Trânsito e a Secretaria de Comunicação. O material será veiculado em veículos de imprensa, além das redes sociais da Prefeitura de Joinville.