Defesa Civil de Joinville permanece em alerta devido à chuva e risco de deslizamento

Publicada em 16/10/2023 às 16:39
Relacionado a: Secretaria de Governo - SEGOV

A Defesa Civil de Joinville monitora a situação das chuvas. Nas últimas 12 horas, o acumulado foi de aproximadamente 60 mm. Uma ocorrência de queda de árvore em uma área de mata nos fundos de uma residência foi registrada na rua 21 de Abril, no bairro Boa Vista. Não houve feridos, nem danos materiais.

O risco permanece alto para ocorrências relacionadas a deslizamento de terra e há previsão que a chuva persista nas próximas horas, podendo ter um acumulado de mais 30 mm. Por isso, não está descartada a possibilidade de alagamento. Perto das 11h da manhã desta quinta-feira (12), o rio Águas Vermelhas, no Willy Tilp, começou a sair da calha. Não há, até o momento, residências atingidas pela água.

Como o solo ainda está encharcado devido à quantidade de chuva na última semana, a Defesa Civil orienta as pessoas que moram próximas de encostas e morro para que a qualquer sinal de deslizamento, deixem o imóvel e acionem as forças de salvamento pelos telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros Voluntários de Joinville).

A atenção deve ser redobrada a qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.

“A gente pede que a população deixe os telefones de emergência apenas para os casos que exigem atenção. Estamos recebendo ligações no 199 perguntando a situação de estradas e outras cidades. A prioridade da Defesa Civil ao atender uma ligação no 199 é o atendimento de pessoas que precisam de auxílio para vistorias e orientações em caso de risco. Esses números de emergência servem para salvar vidas”, reforça Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.

Arrecadação de donativos

Solidária aos municípios mais atingidos pelas chuvas e que ainda têm moradores em abrigos, a Prefeitura de Joinville, em parceria com os Bombeiros Voluntários e a Polícia Militar realizam até esta sexta-feira (13), 19h, uma campanha para arrecadar produtos que serão doados para as cidades catarinenses que mais precisam de ajuda.

Itens que podem ser doados

– Água
– Alimentos não perecíveis