CRAS Comasa comemora 10 anos com programação especial para a comunidade

Publicada em 18/04/2022 às 18:29
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Neste mês, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Comasa completa 10 anos de atividade e vai comemorar com diversas ações comunitárias e gratuitas, que acontecerão entre os dias 25 e 28 de abril (segunda a quinta-feira).

A programação será direcionada aos usuários do CRAS Comasa, que abrange a comunidade dos bairros Comasa, Boa Vista, Espinheiros, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy.

“Essa é uma data especial e para comemorar com a devida atenção, nossa equipe preparou uma semana de ações onde vamos receber a comunidade e conversar sobre a história do CRAS Comasa, os serviços que prestamos, as pessoas que atendemos. Estamos felizes em compartilhar esse momento e contamos com a participação dos convidados e da comunidade em geral”, destaca a coordenadora do CRAS Comasa, Evelim Beraldo.

Programação especial

A programação de aniversário inicia na segunda-feira (25/4), às 14h, com a oficina socioeducativa para jovens de 14 a 21 anos, realizada em parceria com a organização social GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional.

O encontro terá o objetivo de sensibilizar e apresentar aos participantes o Jovem Aprendiz, possibilitando que eles, posteriormente, participem de oficinas preparatórias para o programa de inserção no mercado de trabalho. Para participar da oficina não é preciso se inscrever.

Para a terça-feira (26/4), estão programadas duas atrações. Às 14h, acontece a Ação com o Grupo de Mulheres Migrantes.

O grupo comunitário é formado por cerca de 25 mulheres vindas de outros países, como Haiti e Venezuela e, também, migrantes da região Norte do Brasil. Semanalmente, as participantes se reúnem e são acompanhadas por profissionais do CRAS Comasa, incluindo psicólogo e assistente social.

O objetivo é ajudá-las a identificar seus objetivos, seus sonhos, e orientá-las sobre como podem alcançá-los.

Na ação comemorativa, será lançada uma exposição com textos, banners, desenhos e trabalhos artísticos assinados pelas Mulheres Migrantes, onde elas apresentam características culturais dos seus locais de origem, tais como comidas típicas, danças, vestimentas e curiosidades.

No mesmo dia, às 15h, a equipe do Museu Nacional da Imigração e Colonização de Joinville (MNIC) levará ao CRAS Comasa a oficina Mala dos Viajantes. Nessa atividade, a equipe de educadores e monitores do MNIC apresenta uma mala antiga contendo cerca de vinte objetos diversos – muitos deles já obsoletos e em desuso – incluindo utensílios de cozinha, louças, artigos de uso pessoal, equipamentos de som e imagem, entre outros.

O objetivo é despertar no público suas memórias afetivas, relacionando os objetos a momentos especiais da sua vida e, além disso, promover o contato dos participantes com o museu.

As comemorações aos 10 anos do CRAS Comasa continuam na quarta-feira (27/4), às 9h, com a Atividade Intergeracional promovida pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com a participação de idosos e crianças.

Para essa atração, as educadoras do CRAS Comasa envolverão os participantes em atividades de corpo e movimento, e irão promover a interatividade e troca de experiências entre as diferentes gerações.

O encerramento da semana comemorativa será na quinta-feira (28/4). Nesse dia, o público poderá conhecer mais sobre os serviços oferecidos pelo CRAS Comasa e pela rede socioassistencial do território, na Feirinha Informativa.

Outra participação especial será do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc que vai levar à comunidade atendimento jurídico gratuito, com orientações sobre questões trabalhistas, INSS, inventário e assuntos ligados ao Direito de família.

Os atendimentos jurídicos acontecerão das 9h às 11h e deverão ser agendados com antecedência, com a equipe do CRAS Comasa.

O CRAS Comasa

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Comasa atende pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social que precisam fortalecer vínculos familiares e comunitários. Também atua na prevenção de situações de risco social e garantia de acesso a direitos.

Entre os serviços prestados estão inscrição no CadÚnico (mediante agendamento prévio), emissão da Carteira da Pessoa Idosa, assistência social, encaminhamento de pessoas com deficiência para programas de habilitação e reabilitação, encaminhamento para serviços articulação com Unidades das Secretarias da Saúde e Educação, entre outros.

No mês de março, o serviço realizou 2.688 atendimentos, incluindo atendimentos individualizados e outras demandas.

O CRAS Comasa fica na rua Maracujá, 620, bairro Comasa. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às sextas-feiras, a unidade permanece fechada ao público das 11h às 12h, para reunião interna.