Coronavírus: Secretaria da Saúde amplia Unidades Sentinelas em Joinville

Publicada em 02/09/2020 às 09:55
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Com a reabertura da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Comasa, Joinville conta com mais uma Unidade Básica Sentinela para apoiar e orientar casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.

Essas estruturas de saúde atendem as pessoas que apresentam febre a partir de 37,5º, acompanhada de um ou mais sintomas de mal-estar, coriza, tosse, espirro, dores de cabeça, perda de olfato e paladar.

No combate ao novo coronavírus, a Secretaria da Saúde transformou diversas UBSFs em Unidades Sentinelas.

No momento, são cinco no Distrito Norte, sete no Distrito Centro, doze no Distrito Sul. Somando com o Centro de Triagem instalado na Associação Atlética Tupy, são 25 Unidades sentinelas, em Joinville.

Quem estiver com o quadro de sintomas apto a procurar a unidade sentinela, também pode acionar o Ligue-Saúde, com chamadas telefônicas, e o Web-Saúde, por meio de mensagens de WhastApp. Ambos os serviços funcionam pelo número (47) 3481.5165, de segunda a sexta, das 7 às 20 horas.

Quem apresentar apenas mal-estar leve, coriza, tosse, espirro, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, é orientado a ficar em casa e a manter o isolamento social. A pessoa com sintomas leves também pode optar pelo atendimento no Centro de Tratamento Precoce ao Covid-19, através de agendamento pelo site da Prefeitura de Joinville.

Casos incluindo febre alta a partir de 38,5º, falta de ar, mal-estar, tosse, dor de cabeça, perda de olfato e paladar devem procurar a UPA Leste, UPA SUL, PA do Hospital Bethesda ou ligar para o SAMU (192).

Unidades sentinela

Distrito Norte: