As novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foram empossadas para o biênio 2025-2027 nesta quinta-feira (27/11), na Casa dos Conselhos.
O CMDM é um órgão permanente, paritário e fiscalizador das políticas públicas de atendimento às mulheres, vinculado administrativamente à Secretária de Assistência Social. Ele é constituído por oito integrantes representativos do poder público e oito representantes de órgãos ou instituições da sociedade civil organizada, além de suplentes, todos comprometidos com a promoção social da população de mulheres.
Foram nomeadas as representantes do poder público da Secretaria de Assistência Social; Secretaria da Saúde; Secretaria da Educação; Secretaria da Habitação; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI).
Também foram empossadas conselheiras representantes de órgãos ou entidades representativas da sociedade civil: Comunidade Terapêutica Rosa de Saron, Fundação Padre Luiz Fachini; Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz; Univille; OAB Joinville; Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional de Joinville; Associação Catarinense de Ensino – Faculdade Guilherme Guimbala e Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi).
Durante o evento, foi lançada a exposição “Frases de Conscientização na voz das conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”, que reúne mensagens produzidas pelas conselheiras, reflexões, alertas e inspirações para a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento das violências.
A mostra está na sede da Casa dos Conselhos (rua Brigada Lopes, 153, Glória) e passará pela Câmara de Vereadores, Univille e ACE.