Conselho dos Direitos da Mulher de Joinville destaca participação feminina na sociedade

Publicada em 31/03/2026 às 17:54
Relacionado a: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM

Para encerrar as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Joinville reuniu o público feminino no evento “Mulheres e Democracia: participação que transforma”.

Realizado nesta terça-feira (31/3), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Joinville, o evento teve como foco promover a participação ativa das mulheres na busca pela garantia dos seus direitos.

“Reunir essas mulheres é fundamental para que a gente entenda tudo o que já conquistamos, mas também para refletirmos sobre o que ainda precisamos fazer, os direitos que ainda precisamos fortalecer ou conquistar. É fundamental o debate, a conversa, a questão do autocuidado”, afirma a presidente do CMDM, Simone Wonspeher.

Um dos momentos especiais do encontro foi a homenagem a três mulheres de Joinville que foram pioneiras em suas áreas e que abriram caminhos para as futuras gerações.

As homenageadas foram Anair Cristina Cidral, trabalhadora pioneira da indústria têxtil de Joinville; Mariza França, pioneira do curso de Economia e uma das primeiras profissionais a atuar nessa área; e a saudosa Hilda Anna Krisch, falecida em 1995, pioneira da área de enfermagem.

Durante todo o dia, o evento “Mulheres e Democracia: participação que transforma” trouxe em sua programação palestras e painéis que abordaram a presença feminina em posições de liderança, temas relacionados à saúde e bem-estar da mulher, empreendedorismo, e os serviços da Rede de Proteção à violência contra a mulher.

As participantes também tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes experiências nas oficinas de dança, defesa pessoal, negociação salarial e planejamento financeiro.

Para a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, os eventos são importantes espaços para que as mulheres reconheçam, cada vez mais, a sua importância para a construção de uma sociedade democrática e igualitária.

“Esses momentos são necessários e importantes para que as mulheres se sintam fortalecidas e encorajadas a fazer parte dos processos democráticos, para que tenham em suas falas o poder de transformar e que se sintam parte desse processo de mudança”, destaca a secretária.

Como mensagem principal para as mulheres, Simone Wonspeher reforça: “Março é o mês alusivo ao Dia das Mulheres, mas dia da mulher é todos os dias. E precisamos continuar lutando pelos nossos espaços, nossos direitos, não aceitando nenhum tipo de violência nem toda a sobrecarga que a sociedade nos impõe”.

Proteção à mulher em Joinville

Em Joinville, a Secretaria de Assistência Social oferece diferentes serviços que vão desde a prevenção até o atendimento a mulheres que sofreram violência ou tiveram seus direitos violados.

Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), grupos coletivos reúnem mulheres das comunidades e promovem ações preventivas.

A Coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, entre outras atribuições, é responsável por fomentar ações de fortalecimento de políticas públicas para mulheres, bem como acompanhar a atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

No âmbito da média e alta complexidade, as quatro unidades dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atendem mulheres que tiveram seus direitos violados ou sofreram violência.

Para situações de violência doméstica e risco de morte, a Casa Abrigo Viva Rosa oferece o serviço de acolhimento institucional e protege mulheres acompanhadas ou não de seus filhos.

Já o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por políticas públicas que buscam a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de modo a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Além disso, a rede de atendimento à mulher reúne órgãos que oferecem serviços de apoio às mulheres em áreas como segurança, assistência social e saúde. Entre eles estão a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Polícia Militar (190) e Polícia Civil (181).

Compartilhe

Skip to content