Confira a programação do Carnaval de Joinville e dicas para curtir a festa

Publicada em 04/02/2026 às 16:11
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O Carnaval de Joinville está chegando: no próximo final de semana (7 e 8/2), a folia joinvilense abre os festejos carnavalescos em Santa Catarina com o retorno do Desfile das Escolas de Samba no formato competitivo, além do Encontro dos Blocos e do Carnaval da Família, promovendo atrações para todos os gostos e idades.

E para proporcionar um Carnaval seguro, inclusivo e divertido, a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e a Prefeitura de Joinville preparam uma grande estrutura para receber os foliões. Confira a programação completa e todas as dicas para curtir a festa:

Desfile das Escolas de Samba abre o Carnaval de Joinville no sábado

O Carnaval de Joinville começa no sábado (7/2), com o Desfile das Escolas de Samba, a partir das 18h, na avenida Beira Rio. Como já é tradição, o Afoxé Omilodê fará a lavagem da avenida para abrir os caminhos aos foliões. Em seguida, às 19h, começa o desfile competitivo com a ordem das escolas definida em sorteio.

Quem abre o desfile é a Fusão do Samba, seguida pela Príncipes do Samba, Unidos pela Diversidade e Unidos do Caldeirão. Todas serão avaliadas por 18 jurados, dois para cada um dos quesitos analisados: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Na avenida Beira Rio, uma arquibancada com 90 metros de comprimento e seis degraus vai acomodar os visitantes, que também podem se posicionar pela extensão do percurso do desfile para acompanhar o desfile das escolas. Além disso, haverá uma área específica para receber as pessoas com deficiência, entre o Centreventos Cau Hansen e o Expocentro Edmundo Doubrawa.

“A gente tem orgulho de dizer que o Carnaval de Joinville é inclusivo. No desfile, teremos audiodescrição, intérprete de Libras e uma equipe responsável para acolher as pessoas em uma área específica, com cadeiras e visão privilegiada”, destaca Gabriel de Paula, presidente da LIESJ. Para acessar a audiodescrição, é necessário levar fone de ouvido e aparelho que se conecte à frequência de rádio.

Encontro dos Blocos, Carnaval da Família e apuração agitam o domingo

No domingo (8/2) a programação do Carnaval de Joinville é intensa, começando com o Encontro dos Blocos.

A partir das 10h, os bloquinhos do Coletivo de Blocos de Rua de Joinville começam a concentração nas imediações da Praça da Bandeira em uma mistura de ritmos que envolve samba, pagode, axé, tecnomelody e muito mais. A programação completa está disponível no Instagram do Coletivo (@blocosderuajoinville).

Já às 14h30, todos os blocos saem em cortejo pela rua Dona Francisca em direção ao Centreventos Cau Hansen, onde se unem aos demais foliões para a apuração do Desfile das Escolas de Samba, que começa às 15h. Após a apuração, a festa continua com show de pagode do Grupo do Gui até 21h.

O domingo ainda reserva atrações no Carnaval da Família, que reúne crianças, adultos e até os pets no Expocentro Edmundo Doubrawa. A partir das 14h, o PetFolia terá concurso de fantasia, feira dedicada aos pets e animais do Centro de Bem-Estar Animal disponíveis para adoção.

Já das 14h às 18h, o bailinho infantil diverte a criançada com show de As Mareadas, além de muito confete e brinquedos para animar os pequenos foliões.

Segurança e conforto para receber o público

O esquema de segurança do Carnaval 2026 conta com a atuação conjunta das forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito, além da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, equipes de brigadistas e de segurança privada.

“Nós mantemos a mesma estrutura de segurança dos últimos anos. Para a entrada no desfile, teremos sete pontos de revista com controle de acesso. É proibida a entrada de vidro por segurança”, reforça Gabriel.

Para o conforto dos foliões, haverá 24 banheiros químicos posicionados na avenida Beira Rio e, além disso, todos os banheiros do Expocentro Edmundo Doubrawa estarão abertos para o acesso do público.

Quem for de carro poderá usar o estacionamento do Centreventos Cau Hansen, com entrada paga, que estará em funcionamento com acesso pela rua Orestes Guimarães. Os motoristas de aplicativo também estão orientados a usar a mesma via para embarque e desembarque de passageiros.

Aos usuários do transporte coletivo, haverá operação das linhas Madrugadão, com uma viagem extra saindo do Terminal Central às 2h30 da madrugada de sábado para domingo.

O espaço entre o Centreventos Cau Hansen e o Expocentro Edmundo Doubrawa vai se transformar em uma praça de alimentação com food trucks. Além disso, 17 ambulantes credenciados são oferecer espetinho, cachorro quente, pipoca, entre outras opções de alimentação. A LIESJ fará a operação dos bares oficiais do evento.

Atenção às alterações de trânsito

A partir desta quarta-feira (4/2), os motoristas devem ficar atentos às interdições parciais ou totais no trânsito tanto para a montagem da estrutura para o Carnaval quanto para a folia.

Durante o período de interdição da avenida Beira Rio, quem se desloca no sentido Sul/Norte pode seguir pela avenida Hermann August Lepper ou pela rua João Colin. Já para o deslocamento no sentido Norte/Sul deve-se utilizar as ruas Blumenau e Orestes Guimarães. O eixo Marquês de Olinda também pode ser uma opção para deslocamento.

Os trechos interditados serão sinalizados e agentes do Departamento de Trânsito vão orientar o trânsito nos locais.

Confira o cronograma de interdições

Avenida Beira Rio, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis (sentido Sul-Norte)
Interdição total – 9h de quarta-feira (4/2) às 23h59 de domingo (8/2)

Avenida Beira Rio, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis (ambos os sentidos)
Interdição total – 23h de quinta-feira (5/2) às 5h de sexta-feira (6/2)

Avenida Beira Rio, entre as ruas Itaiópolis e Max Colin (sentido Norte-Sul)
Interdição parcial – 5h às 22h59 de sexta-feira (6/2)
Interdição total – 23h de sexta-feira (6/2) às 23h59 de domingo (8/2)

Rua Max Colin, entre as ruas José Vieira e Orestes Guimarães
Interdição total – 15h de sábado (7/2) às 3h de domingo (8/2)

Rua Vargeão e Rua Eduardo Krisch
Interdição total – 15h de sábado (7/2) às 3h de domingo (8/2)

Compartilhe

Skip to content