Conferência Municipal discute políticas públicas para a primeira infância

Publicada em 16/08/2023 às 15:35
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Os representantes de diversos órgãos de defesa da infância e secretarias municipais estão reunidos nesta quarta-feira (16) na Conferência Municipal pela Primeira Infância, realizada no Senac. O objetivo é discutir as metas e estratégias do Plano Municipal pela Primeira Infância de Joinville, que está em processo de elaboração desde fevereiro.

A abertura do evento ocorreu durante a manhã, com uma palestra do prefeito Adriano Silva. Ele apresentou o panorama da primeira infância em Joinville, como o município trabalha para atender este público e ainda comentou sobre a importância do Plano Municipal.

“Quando construímos um plano do zero, fazemos a escuta e a discussão do tema, estamos criando uma nova cultura, novos valores e um comprometimento de toda a sociedade. Tenho certeza que seremos referência com este trabalho porque temos pessoas comprometidas com boas políticas públicas”, pontua o prefeito.

A conferência é uma das etapas da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. No evento, cada eixo prioritário definido pelo Comitê Municipal Intersetorial apresenta o diagnóstico realizado ao longo dos últimos meses para que os participantes possam fazer contribuições para o documento.

“Queremos ouvir a comunidade e os órgãos representativos para pensarmos juntos este documento único em defesa da primeira infância. Assim, podemos pensar políticas públicas para as crianças desde o momento do seu nascimento”, explica a coordenadora do comitê, Julcimara Trentini.

Desde fevereiro, os grupos de trabalho fizeram análises e discussões por eixo prioritário. Também foram ouvidas cerca de 11 mil crianças para identificar as percepções que têm sobre a cidade.

Além da conferência municipal, ainda será realizada uma audiência pública para discutir o tema, antes do documento ser finalizado e encaminhado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em seguida, o Plano Municipal é entregue para análise e aprovação da Câmara de Vereadores de Joinville.