Conferência Municipal de Saúde ocorre nesta sexta e sábado, em Joinville

Publicada em 17/03/2023 às 09:34
Relacionado a: Conselho Municipal de Saúde - CMS, Secretaria da Saúde - SES

Uma das pessoas responsáveis pela construção da estrutura jurídica do Sistema Único de Saúde (SUS), o sanitarista Eugênio Vilaça Mendes, fará a palestra de abertura da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Joinville, que ocorre nos dias 17 e 18/3, no auditório da Unisociesc.

A conferência começa na sexta, às 18h. No dia 18/3, sábado, os participantes vão trabalhar na construção das propostas para o Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde; eleger delegados para as etapas macrorregional e estadual da conferência; eleger e apresentar as entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2023-2025.

Segundo o presidente da comissão organizadora do evento, o enfermeiro Douglas Calheiros Machado, a Conferência é uma reflexão coletiva para construir as políticas de saúde pública para os próximos dois anos.

“Ela representa um momento ímpar para olhar o que foi feito ou deixamos de fazer e, a partir dessa análise, discutir os problemas atuais e propor mudanças nas políticas públicas de saúde”, afirma Douglas.

Sobre Eugênio Vilaça Mendes

Nascido em Minas Gerais, Eugênio Vilaça Mendes é autor dos livros “Uma Agenda para a Saúde”, “Distrito Sanitário” e “Sistemas Locais de Saúde”, ele participou de ações que levaram a significativos avanços na área de saúde no Brasil e se destacou no processo de construção e implementação da Reforma Sanitária Brasileira.

Na década de 1980, Eugênio Vilaça se tornou consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e, junto à entidade, teve participação na criação do modelo dos sistemas locais de saúde pelo governo brasileiro. Como consultor do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, continua ajudando Estados e municípios brasil