Conferência Municipal de Assistência Social de Joinville discute o aprimoramento do SUAS

Publicada em 12/07/2023 às 18:02
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Iniciou nesta quarta-feira (12), no Auditório da UniSociesc – Campus Marquês de Olinda, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Joinville. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville, prossegue na quinta-feira (13).

O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “A Conferência é um momento de extrema importância. É quando vamos ouvir todos os envolvidos na política de assistência social: os trabalhadores do SUAS e, principalmente, os usuários, que trarão as demandas para levarmos às demais conferências”, explica a presidente do CMAS, Rute Bittencourt.

“A Conferência é o momento que os trabalhadores do SUAS param para conferir se tudo aquilo que foi planejado e deliberado na Conferência anterior está sendo cumprido e efetuado. E também para avaliar os avanços, os desafios e fazer uma discussão conjunta sobre a política do SUAS e a sua efetivação”, afirma a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

Um dos destaques da programação do primeiro dia foi a palestra “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, da professora Jucimeri Isolda Silveira. Ela é doutora em serviço social pela PUC/SP e mestre em sociologia pela Universidade Federal do Paraná.

“Nós que somos da área da assistência social sempre precisamos reconhecer os problemas, as desigualdades, as fragilidades sociais e institucionais, mas também sempre temos que avaliar e considerar as potencialidades, porque elas existem”, aponta Jucimeri.

Para Jonas Lima, servidor da SAS, a Conferência é importante porque os usuários do sistema podem participar ativamente da elaboração das políticas públicas. “A conferência é o momento dos usuários da assistência social terem voz, o que resulta em deliberações que irão para o governo estadual e federal, onde as políticas da assistência social são construídas”, diz Jonas.

Vladimir Marcos Cândido, usuário do CRAS Paranaguamirim, narrou aos presentes a história de um homem em uma praia, que tentava devolver à água todas as estrelas do mar que estavam morrendo na areia. “Quando o questionaram que era impossível salvar todas, em uma praia tão grande, ele respondeu: Sim, não é possível, mas para aquelas que foram devolvidas ao mar, o meu trabalho fez a diferença”, conta Vladimir.

Programação desta quinta-feira (13)

8h – Recepção
8h30 – Apresentação cultural