Conecta Joinville leva serviços gratuitos para a comunidade da Zona Sul

Publicada em 11/04/2022 às 15:10
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Moradores da região do bairro Paranaguamirim aproveitaram um dia diferente neste sábado (9), com a realização da primeira edição do Conecta Joinville. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Ada Sant’Anna da Silveira.

Rafaela da Rocha é moradora do bairro e aproveitou o dia para se candidatar as vagas de emprego oferecidas pelo Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores, Sine e agências de emprego da cidade.

“Eu estou quatro anos fora do mercado de trabalho. Quando tive a minha filha, resolvi ficar os primeiros anos com ela e agora que ela foi para a creche, estou procurando uma vaga de emprego”, conta Rafaela.

Além das oportunidades de trabalho, diversos outros serviços públicos, de instituições parceiras e da iniciativa privada foram oferecidos. Teve até expositor que aproveitou para conhecer os serviços de outras instituições. É o caso de Silvana Silva, que estava trabalhando em uma das instituições, mas curtiu uma massagem relaxante durante os minutos de folga. “Foi muito boa a massagem e é legal porque podemos conhecer outros serviços”, diz Silvana.

Para o prefeito Adriano Silva, essa é uma oportunidade da população ter acesso aos serviços perto de casa. “Estamos felizes com o resultado do evento. A comunidade está participando e são vários serviços disponíveis na cidade, que muitas vezes as pessoas não acessam por desconhecimento. Então aqui é uma reunião de todos esses serviços, não só da prefeitura, como de instituições e iniciativa privada. Isso é estar mais próximo da sociedade. Parabéns ao time que organizou o Conecta Joinville”, elogiou o prefeito.

Miguel dos Santos Rocha, de apenas 7 anos, curtiu a manhã com as atividades de recreação. Acompanhado da mãe, o menino era só alegria. “Ele já foi em várias brincadeiras e levamos sorte porque hoje era meu dia de folga no trabalho. O evento está bem organizado, então temos que aproveitar”, fala Elaine dos Santos Rocha, mãe do menino.

O Conecta Joinville é realizado pela Prefeitura de Joinville, com organização do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) e apoio de todas as secretarias e de entidades parceiras voluntárias. A expectativa é realizar ações como essa periodicamente, aproximando o poder público da comunidade.

“Nós temos um trabalho voltado para o desenvolvimento territorial. Tem a questão da geração de renda, mas também de preparar o trabalho para o mercado de trabalho e orientar aqueles que desejam empreender. Desenvolver a cidade, passa pelo desenvolvimento das pessoas. Quando trabalhamos com essa abordagem, melhoramos além das questões econômicas também as áreas de sustentabilidade e contribuímos para a autonomia de cada região, explica Cristina Nogueira, diretora da Secretaria de Assistência Social da prefeitura.

Profissionais da saúde ofereceram uma série de serviços, como vacinação contra a Covid-19, aferição da pressão arterial, além de dicas nutricionais, de fonoaudiologia e de prevenção contra a dengue, saúde da mulher e importância da doação de sangue. O público que foi até a escola pode aproveitar gratuitamente serviços de estética e cosmética, podologia e terapias integrativas e complementares.

As exposições chamaram a atenção das crianças e das famílias que tiraram fotos com os equipamentos levados pela Seinfra e Corpo de Bombeiros Voluntários. Além disso, agentes do Departamento de Trânsito (Detrans), da Escola Pública de Trânsito (Eptran), e da Defesa Civil estavam conversando com o público e orientando sobre trânsito e prevenção a eventos climáticos.

Quem precisou também recebeu orientação jurídica de uma faculdade parceira sobre questões civis, como direito do consumidor. Em outro stand, voluntários estavam presentes para tirar dúvidas sobre o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2022.

O público que foi encaminhado, pode tirar a Carteira de Identidade porque o Instituto Geral de Perícia (IGP) esteve presente. Instituições explicaram sobre como aderir ao programa Jovem Aprendiz.

A Companhia Águas de Joinville ofereceu acesso a diversos serviços, como inclusão à tarifa social e oportunidade de negociar faturas de água pendentes com condições especiais. O Expresso da Águas, unidade móvel da Companhia, também estava no local com uma maquete que permitiu aos visitantes conhecerem o ciclo do saneamento. As crianças puderam se divertir com o mascote Fritz, jogos educativos e atividades recreativas.

Atrações culturais, musicais, dança, esportes, recreação e educação física animaram o público. Foi um sábado de muito aprendizado com oficinas, palestras sobre desenvolvimento humano e rodas de conversa.