Concurso de Decoração de Natal premia vencedores em Joinville

Publicada em 19/12/2022 às 09:16
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Os vencedores do Concurso de Decoração de Natal 2022 foram premiados nesta sexta-feira (16), na Travessa Bachmann. A iniciativa, para valorizar as decorações natalinas feitas pelos joinvilenses, é uma realização do Instituto Natal de Joinville, com o apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o concurso é uma forma de reconhecer a dedicação das pessoas que se doam para o Natal.

“Joinville é uma cidade baseada na força da comunidade, nas pessoas que se envolvem com a sua cidade no voluntariado e no Natal não é diferente. É muito importante que a gente premie a iniciativa das pessoas que decoram suas casas entrando nesse encantamento do Natal”, diz Guilherme.

Na edição deste ano do Concurso de Decoração de Natal, foram 26 inscritos que passaram pela avaliação de uma comissão formada por Carlos Franzoi, da Secult; Thiago Firmo, decorador da Vila do Papai Noel; e Andréia Simas, profissional de marketing da Millium, uma das empresas patrocinadoras do Natal de Joinville.

A comissão avaliou os seguintes critérios: harmonia, recursos natalinos, criatividade, impacto visual diurno e noturno, dimensão da decoração e visibilidade.

O primeiro colocado recebeu R$5 mil como prêmio. A ganhadora foi Lucimara Hardt dos Santos, moradora do Rio Bonito, que conquistou o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Ela contou com a ajuda do esposo Osnildo dos Santos e do filho Cristian, que fizeram as instalações elétricas, e da nora Djenifer, que fez o desenho do projeto. A família começou a enfeitar a casa no início de novembro.

“Estou muito feliz, a gente trabalhou bastante e pensou no que fazer para inovar. É muito gratificante saber que a gente é reconhecido. Toda noite muitos carros e muitas pessoas vão até a casa que virou uma atração. O que mais chama a atenção é o casal de sapos. Como Joinville chove muito, o Papai Noel e a Mamãe Noel viraram sapos, mas depois eles foram para a praia, tem guarda-sol e prancha de surfe”, conta.

Em segundo lugar ficou a casa de Vanderlei Adriano Silveira, que recebe R$3 mil como premiação. A casa dele, no bairro Costa e Silva, está toda iluminada, ganhou um presépio, os três reis magos, uma vila do Papai Noel com trenzinho e o lugar ganhou o nome de Castelinho Encantado.

“Abrimos a casa e acendemos as luzes a partir das oito horas da noite. Muita gente vai visitar, as crianças levam cartinhas para o Papai Noel. Não é só decorar, você tem que se doar. É uma emoção muito grande poder transmitir paz e magia nessa época”, conta o aeroviário Vanderlei. Ele e os pais decoram a casa há mais de 40 anos.

Em terceiro lugar ficou Benvindo Uber, que recebeu R$2 mil.

Na mesma cerimônia, foram entregues os prêmios do Concurso de Vitrines e Fachadas de Natal CDL Joinville 2022, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas.

Premiação para não associados

– Comércios de produtos de decoração natalina e iluminação