Concurso de Danças dos Jogos de Integração da Terceira Idade destaca talento dos bailarinos experientes

Publicada em 03/09/2025 às 18:51
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Na coxia do Teatro Juarez Machado, o clima era de expectativa e muita ansiedade na tarde desta quarta-feira (3). Afinal, bailarinos de grupos da terceira idade se concentravam para apresentar suas coreografias e mostrar o seu talento no Concurso de Danças da 32ª edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade (JITI) de Joinville.

Na primeira tarde de apresentações da competição, que segue até quinta-feira (4), sete grupos subiram ao palco na modalidade Dança Coreográfica Livre, no nível iniciante. Já na plateia, familiares e amigos torciam com palmas e muita animação.

Aos 82 anos, Egon Miers era um dos bailarinos que se preparava para apresentar a coreografia com seu grupo de dança “Amizade”, da Paróquia dos Apóstolos IECLB, do Saguaçu. Ele e a esposa, Leonora Miers, de 77 anos, dançam há mais de 20 anos. Segundo ela, a dança é o lazer do casal. “A dança mexe com a gente, com o corpo e com a cabeça. E é o que nós precisamos na nossa idade. Nós dois sempre dançamos juntos”, contou.

A aposentada explica que o marido tem Alzheimer e a atividade física ajuda muito no tratamento. “A dança é o que está o salvando ainda. Quando ele não tem dança, em janeiro, por exemplo, nas férias, parece que a memória dele falha mais. E quando volta a dança, ele começa novamente e fica mais ativo”, disse.

Outra bailarina ansiosa para entrar no palco era Gladis Tribess, de 76 anos. “Estou um pouco ansiosa, com frio na barriga, mas vai ser bom! É muito bom dançar para a saúde física, mental, para tudo”, destacou a aposentada, que contava com a presença do marido na plateia.

Homenagem aos Bombeiros Voluntários, danças alemãs e muito mais no palco

Assim que a música e os passos começaram, foi concentração total. O grupo de dança “Amizade”, com a coreografia alemã “Marcha de Casamento”, foi o primeiro a subir no palco. Depois, foi a vez do grupo “Harmonia do Entardecer”, com a coreografia “Dança do Bombeiro”, uma homenagem aos Bombeiros Voluntários de Joinville.

O grupo “Annemarie”, com “Junte-se a Dança”, foi o terceiro a se apresentar, seguido pelo grupo “Sindnapi & Kenia”, com a coreografia “Cultura Popular”; pelo grupo “Fênix”, com a coreografia alemã “Dança do Moinho” e pelo grupo “Cristo Bom Pastor”, com a coreografia “Dias Felizes”. Já o grupo “Amosfa Floresta” finalizou a tarde de competições, com a coreografia Banana Bolt.

Todos os grupos foram avaliados por um júri composto por bailarinos e coreógrafos. O grande campeão foi o grupo “Annemarie”. Já o grupo “Cristo Bom Pastor” conquistou o segundo lugar e, em terceiro, ficou o grupo “Amosfa Floresta”.

Os grupos comemoraram muito, subiram no palco e receberam medalhas. “É a coroação de bastante esforço, porque a gente às vezes não está disposta a ir ensaiar, mas vale a pena. Eu me acidentei há dois anos e agora estou de volta. Nós não acreditávamos que íamos ganhar, mas estamos de alma lavada. A dança é movimento, é não envelhecer sentado numa cadeira”, destacou Christine Paust, uma das integrantes do grupo vencedor.

Concurso de Danças promove mais um dia de competições na quinta-feira

No segundo dia de competições, nesta quinta-feira (4), sobem ao palco grupos das modalidades de Dança Folclórica Livre e Dança Coreográfica Livre em nível técnico, além de Dança de Salão, nas categorias iniciante e nível técnico.

Os primeiros colocados em Dança Folclórica Livre e Dança Coreográfica Livre na categoria nível técnico vão representar Joinville na competição estadual, nos Jogos Abertos da Terceira Idade em Santa Catarina (JASTI), em 2026.

A 32ª edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville iniciou em março e vai até outubro. O objetivo do evento, organizado pela Secretaria de Esportes (Sesporte), é proporcionar convivência sociocultural e esportiva, com opções de lazer e entretenimento para as pessoas com mais de 55 anos.

Durante os jogos, são disputadas as modalidade de voleibol master, voleibol adaptado, beach tennis, atletismo, jogos de mesa (canastra, truco, dominó, general), natação, jogos de bocha livre e rafa vollo e concurso de danças (de salão, coreografada e folclórica).

Compartilhe

Skip to content