Uma comitiva de gestores da Prefeitura de Joinville, sob a coordenação do secretário de Governo, Gilberto Leal Junior, realizou uma visita técnica à Prefeitura de Chapecó para conhecer mais detalhes sobre o Programa Mão Amiga, que é a política pública voltada às pessoas em situação de rua desenvolvida pelo município do Oeste de Santa Catarina. O primeiro compromisso do grupo foi na sede da Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito João Rodrigues e sua equipe.
“Desde que esta questão se propagou nas cidades, nós acompanhamos as estratégias utilizadas por diversos gestores. Além disso, no relatório da Comissão Especial da Câmara de Vereadores, o modelo da Prefeitura de Chapecó foi citado como o mais eficiente entre os pesquisados. Assim, o prefeito Adriano Silva determinou esta visita para que possamos conhecer todos os pontos do projeto”, explicou Gilberto.
Também integraram a comitiva de Joinville a secretária da Saúde, Daniela França Cavalcante; a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo; a subcomandante da Guarda Municipal, Schellen Ályka Machado; a gerente de Saúde Mental, Ana Caroline Giacomini; a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas, Jeruslaine Roeder Espindula; e a coordenadora do Centro Pop, Ângela de França; além dos assessores técnicos da Saúde, Mário José Brückeimer e Douglas Calheiros Machado.
O Projeto Mão Amiga, da Prefeitura de Chapecó, oferece suporte para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade que estejam em condição de rua. As ações buscam proporcionar condições de vida mais dignas e amparo aos que mais precisam. Assim como em Joinville, as atividades estão pautadas nas áreas de Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.
Um dos principais diferenciais de Chapecó é a Unidade de Acolhimento, um serviço que conta com alojamento para 148 pessoas, com foco no tratamento daqueles que estão viciados em álcool e drogas e o posterior encaminhamento para emprego e reaproximação com as famílias.
“Agradecemos muito ao prefeito João Rodrigues e à equipe da Prefeitura de Chapecó por nos receber e compartilhar informações detalhadas sobre as políticas públicas que fazem parte do Programa Mão Amiga. Retornamos para Joinville com a missão de compatibilizar as informações com tudo o que já estamos fazendo e apontar em quais pontos podemos avançar”, concluiu Gilberto.