Com investimento de quase R$ 1 milhão, Casa da Cultura é entregue reformada para a comunidade

Publicada em 24/05/2023 às 17:38
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Os joinvilenses têm um espaço totalmente reformado e revitalizado para as atividades de cultura e arte. Na terça-feira (23/5), foram entregues as obras de reforma da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.

Inaugurada há 50 anos, a Casa da Cultura recebeu melhorias em todo o prédio, em obras orçadas em cerca de R$ 950 mil. Os recursos foram viabilizados em parte pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e em parte pela Associação Gestora do Bem de Joinville (Agebem), por meio do projeto Bem deCoração, com ações voluntárias como leilões e bazar.

A primeira-dama de Joinville, Bianca Mazon, representou o prefeito Adriano Silva no evento que marcou a conclusão da obra. Ela integra o grupo de voluntários da Agebem e participou da concepção e execução da reforma.

“A Casa da Cultura é uma organização que nasceu antes mesmo da criação de uma Secretaria de Cultura em Joinville, e acho que isso mostra o quanto a população já é ligada à cultura e à arte desde o princípio. Então, poder contribuir com este lugar que foi o berço de muitos artistas que hoje estão fazendo sucesso é muito gratificante. É como cultivar algo que já é da essência do joinvilense para continuar no futuro”, afirma Bianca.

“Joinville foi construída pela força da comunidade, da participação social, com as pessoas se doando pela cidade, e o que a Agebem fez, mobilizando um batalhão de voluntários, foi exatamente isso”, salientou o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, ao agradecer aos voluntários, patrocinadores e apoiadores.

Segundo os voluntários que ajudaram no projeto, a escolha pela Casa da Cultura é pela relevância para a cidade, visto que a instituição tem um papel muito importante para o desenvolvimento da cultura.

“O sentimento é de fazer nossa parte na sociedade. A arte começa pela educação em arte, para criar um público que consiga apreciar uma exposição, para termos pessoas mais questionadoras, com espírito estético apurado, e com isso também ter uma cidade mais bonita”, diz a designer Susane Reiter, criadora do Projeto Bem deCoração, por meio do qual os recursos foram arrecadados pela Agebem.

O evento foi marcado por uma experiência que define o momento atual: entre 16h e 18h30, foram realizadas apresentações e aulas abertas que puderam ser conferidas pelos visitantes. Às 18h30, o cerimonial contou com apresentação da Big Band Villa-Lobos, formada por alunos e professores da Escola de Música, e das alunas Beatriz de Souza e Renatinha Santos.

A Casa da Cultura é um centro cultural público em que a comunidade pode conhecer e experimentar a arte de perto, tanto em aulas quanto em apresentações culturais. Atualmente, as quatro escolas que a Casa da Cultura abriga (música, artes, dança e teatro) atendem mais de 2 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos.

“Agora, com o espaço ainda mais confortável e seguro, podemos focar ainda mais nos processos político-pedagógicos e na expansão, para que mais pessoas de Joinville possam ter acesso à excelência destas escolas”, frisou a diretora-executiva da Secretaria de Cultura e Turismo, Francine Olsen.

A reforma incluiu melhorias em todo o prédio. Foram feitos trabalhos de drenagem do terreno, esgotamento sanitário e melhorias na parte hidráulica; troca de pisos nas salas de aula e no auditório, e a instalação de cinco novas salas de aula de música em uma estrutura construída em container com pé direito de 40 metros.

Também foi realizada pintura com diferentes cores para identificar as portas das quatro escolas: verde para música; alaranjado para dança; roxas para artes e vermelhas para teatro. Os jardins internos receberam paisagismo, a fachada foi revitalizada e as janelas da frente receberam grades. O gradeamento também foi alterado, dando ao mesmo tempo maior sensação de proximidade com a comunidade e mais segurança aos alunos e profissionais.