Ciclistas recebem sinalizadores em ação educativa da escola de trânsito

Publicada em 10/03/2022 às 13:07
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET, Unidade de Trânsito - DETRANS.UNT, Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

A Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), em parceria com os agentes de trânsito e o Movimento Pedala Joinville, realizou uma ação educativa no Parque da Cidade para orientar ciclistas e distribuir sinalizadores para bicicletas. A atividade marcou a Semana Municipal da Bicicleta, instituída pela lei 7.666/2013.

Este ano, a campanha tem como mote “Juntos, salvamos vidas”. Durante a ação, foram distribuídos gratuitamente 100 sinalizadores aos ciclistas que passavam no local.

“O sinalizador serve como um alerta para outros ciclistas e para condutores. Com a sinalização, em especial no período noturno, a probabilidade de acidentes reduz bastante”, afirma Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

O Pedala Joinville também participou da atividade. “Essas campanhas são para conscientizar que o ciclista é um veículo e precisa seguir as regras. Queremos orientar principalmente o trabalhador que usa a bicicleta como transporte diário”, explica o presidente do Pedala Joinville, Arquelau Bonifácio.

Todas as pessoas abordadas receberam cartilhas informativas e orientações da importância de ver e ser visto.

“Orientamos sobre a importância da utilização dos dispositivos de segurança, sobre utilizar a ciclovia quando existir, nunca andar na contramão da via e também falamos dos riscos que o ciclista corre como o segundo mais vulnerável no trânsito, atrás apenas do pedestre”, ressalta Melissa.

O pintor Maurício Lopes voltava do trabalho quando foi parado pela blitz educativa. Ele conversou com os profissionais e teve o sinalizador instalado na bicicleta. “Achei ótimo, é uma proteção pra mim. Uso a bicicleta todo dia para trabalhar, achei maravilhosa essa iniciativa”, comenta Maurício.

Outro que saiu animado da atividade foi o vidraceiro Douglas da Cunha, que instalou o sinalizador na bicicleta do amigo e levou outro para a dele. “Aqui em Joinville tem que ter bike, né? O sinalizador vai ajudar muito, principalmente de noite”, reforça Douglas.