Ciclistas percorrem ruas do Centro de Joinville com bicicletas decoradas, luzes e alegria

Publicada em 15/12/2022 às 10:50
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Bicicletas enfeitadas com pisca-pisca, cheias de laços e algumas que carregavam na garupa ou no guidão um pouco de tudo: renas, trenós e até pinheirinhos inteiros. Ciclistas vestidos de Papai Noel, Mamãe Noel, duendes e muita criatividade nas fantasias. Foi assim, com alegria e entusiasmo, que cerca de 230 pessoas participaram do Movimenta Bike de Natal, nesta quarta-feira (14), à noite.

O passeio ciclístico percorreu as principais praças e ruas do Centro da cidade e levou muita animação por onde passava. O Movimenta Bike de Natal é uma realização da Secretaria de Esportes (Sesporte), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e com o apoio do Pedala Joinville.

“Estamos muito felizes em ver tanta gente, tantas bikes enfeitadas e o encantamento que vocês trazem. Esse é mais um ponto importante no nosso Natal em Joinville envolvendo as famílias e o lazer. Somos a cidade das bicicletas, tanto é que nosso trenó do Papai Noel é puxado por bicicletas e não por renas”, disse o prefeito Adriano Silva.

“A gente ama o Natal e sempre anda de bike. A família está aqui reunida”, conta a dona de casa Miriam Bortoluzzi que estava com o marido e a filha que levava a Minnie natalina no cestinho da bicicleta.

O médico Bruno Rezende foi vestido de Papai Noel com direito a gorro vermelho no capacete da bike. “Vim temático para fazer um agrado para a minha filha de dois anos, para entrar no clima”.

E também tinha a Mamãe Noel, toda produzida. A vendedora Gilzete de Borba conta que saiu correndo do trabalho para dar tempo de se vestir para o passeio. “Vim para entrar no clima. A prefeitura acerta muito promovendo eventos assim que promovem o encontro de pessoas e o exercício físico”, avalia.

A largada foi por volta das 20h, em frente a Câmara de Vereadores de Joinville. Os ciclistas passaram pelas ruas Padre Antônio Vieira, fizeram a rotatória na Beira Rio, e foram por ruas como Max Colin, Blumenau, Visconde de Taunay, JK, Jacob Richlin, Duque de Caxias, João Colin, XV de Novembro, Marinho Lobo e retornaram pela Hermann August Lepper, passando pela frente da sede da Prefeitura.

Premiação para bicicleta mais decorada

Os organizadores premiaram as bicicletas mais enfeitadas com brindes oferecidos por empresas parceiras, como voucher para compras em lojas, óculos de sol, kits de suplementos alimentares, kits de acessórios para bike, entre outros.

O primeiro lugar ficou com o técnico de segurança do trabalho, Vanderlei Cardoso. Ele veio de Papai Noel, com barba postiça e tudo. A bicicleta dele estava inteira com luzinhas, inclusive nas rodas. Na garupa, tinha um pinheirinho cheio de laços e fitas e no guidão um trenó com bichinhos. A bike ainda tinha um reboque com um carrinho para dois lugares. No carrinho, estava a filha dele, Alice, de 4 anos, vestida de duende.

“Ela é a ajudante do Papai Noel”, diz Vanderlei que ganhou o prêmio de zica mais enfeitada. “Não esperava ganhar, estou muito feliz”.

O secretário de Esportes de Joinville, André Mattos, lembra que o programa Movimenta Joinville promove atividades durante todo o ano. Em 2022, foram cerca de 20 ações organizadas em todas as regiões de Joinville.

“O evento é um fechamento do segmento bike e da galera dos grupos de bike da cidade. Esse é o nosso objetivo, que a família venha participar e que todos possam fazer as atividades físicas juntos”, fala o secretário.

O Pedala Joinville, associação de grupos de pedal, é apoiador do Movimenta Bike Joinville com o objetivo comum de desenvolver o ciclismo na cidade com educação e segurança.

“Joinville já tem por característica ser a cidade das bicicletas então esse evento de Natal é a cara da cidade, que representa nós ciclistas, nós joinvilenses, e principalmente no Natal, uma data comemorativa. Fazia muito tempo que nossa cidade não parava para um movimento assim, a iluminação da cidade, das bikes, é um grande evento”, avalia Jefferson dos Santos, presidente do Pedala Joinville.

Para garantir tranquilidade aos participantes, agentes da Guarda Municipal da Secretaria Segurança Civil e Pública (Seprot) realizaram o monitoramento das vias. Agentes de Trânsito do Detrans também acompanharam todo o percurso como batedores do pelotão. Uma ambulância da Secretaria da Saúde também percorreu o trajeto acompanhando os participantes.