Central de Atendimento do CadÚnico presta serviços sem agendamento em Joinville

Publicada em 13/03/2023 às 09:07
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, CRAS Paranaguamirim - SAS.UPS.CRASPA (2), CRAS Adhemar Garcia - SAS.UPS.CRASAG, CRAS Aventureiro - SAS.UPS.CRASAV, CRAS Comasa - SAS.UPS.CRASCO, CRAS Floresta - SAS.UPS.CRASFL, CRAS Jardim Paraíso - SAS.UPS.CRASJP, CRAS Morro do Meio - SAS.UPS.CRASMM, CRAS Paranaguamirim - SAS.UPS.CRASPA, CRAS Parque Guarani - SAS.UPS.CRASPG, CRAS Pirabeiraba - SAS.UPS.CRASPI, Unidade de Planejamento e Gestão de Assistência Social - SAS.UAS

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém um importante serviço para o atendimento de pessoas que precisam atualizar os dados do Cadastro Único ou se inscrever no programa.

É a Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), onde é possível ter acesso a esses serviços sem a necessidade de agendamento prévio. A Central, que entrou em operação no ano passado, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Casa dos Conselhos, na rua Presidente Afonso Pena, 840, no bairro Bucarein.

De acordo com a determinação do Governo Federal, as informações do cadastro devem ser atualizadas a cada dois anos ou quando houver mudanças no grupo familiar inscrito, como alteração de endereço, renda, entrada de mais pessoas na família ou falecimento, por exemplo. Em Joinville, atualmente, 40,5 mil famílias estão inseridas no CadÚnico e desta forma podem ter acesso aos programas sociais.

Esses serviços de atualização do cadastro e inscrição continuam sendo oferecidos também nos nove Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Porém, diferente da Central de Atendimento do Cadastro Único, nos CRAS é necessário agendar horário. O agendamento nos CRAS é realizado uma vez por mês e o atendimento ocorre no mês seguinte. Em março, o agendamento nos CRAS será nos dias 28, 29, 30 e 31. Nos CRAS, toda quarta-feira o atendimento é por demanda espontânea para o Cadastro Único. Diariamente, há a possibilidade de encaixe, se houver falta.

A inscrição no CadÚnico permite às famílias com renda de até meio salário-mínimo por pessoa, o acesso aos programas sociais do Governo Federal, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de benefícios e serviços como carteira do idoso, bolsa estudante, entre outros.

Quais documentos levar

Para se inscrever ou atualizar os dados no CadÚnico, é preciso apresentar os documentos originais de todas as pessoas que residem no domicílio, incluindo RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de renda e residência atualizados, Carteira de Trabalho (mesmo sem registro), Certidão de Nascimento (caso não possua RG), Certidão de Óbito de integrantes da família que tenham falecido desde a última atualização e atestado de frequência escolar.

Locais onde pode ser feito o registro do CadÚnico

Central de Atendimento do CadÚnico atende sem agendamento prévio, na Casa dos Conselhos, (rua presidente Afonso Pena, 840 – Bucarein), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
CRAS Adhemar Garcia (rua Antenor Douat Baptista, 205, Adhemar Garcia)
CRAS Aventureiro (rua Theonesto Westrupp, s/nº, Aventureiro)
CRAS Comasa (rua Maracujá, 620, Comasa)
CRAS Floresta (rua República da China, 222, Floresta)