Casa da Cultura de Joinville finaliza obras de revitalização em comemoração ao aniversário de 50 anos

Publicada em 23/05/2023 às 08:26
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Unidade da Casa da Cultura - SECULT.UCC, Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew - SECULT.UCC.GMA

Quem passa pela frente da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, na rua Dona Francisca, já pode notar mudanças na fachada do prédio e outras alterações no espaço externo. A unidade, que abriga escolas públicas de artes visuais, música, dança e teatro, passou por reforma e revitalização em comemoração ao aniversário de 50 anos de sua criação. A cerimônia de entrega da revitalização do espaço será nesta terça-feira (23) e contará com solenidade às 18h30, seguida pela reabertura da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew com nova exposição.

As benfeitorias, que ocorreram também – e principalmente – do portão para dentro foram viabilizadas em parte pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e pela Agebem – Associação Gestora do Bem de Joinville, por meio do projeto Bem de Coração. A reforma incluiu melhorias em todo o prédio, como trabalhos de drenagem do terreno, esgotamento sanitário e melhorias na parte hidráulica, troca de pisos em 16 salas de aula e no auditório, e a instalação de cinco novas salas de aula de música em uma estrutura construída em container.

Também foi realizada pintura de todo o prédio, com um diferencial: foram destacadas diferentes cores para identificar as quatro escolas da Casa da Cultura. As portas das salas de música receberam a cor verde; as de artes foram pintadas de alaranjado; as de balé agora são roxas; e as de teatro, vermelhas. As portas das salas do setor administrativo foram identificadas com a cor azul e para a Galeria de Arte foi escolhido o cinza. A frente da unidade foi contemplada com um novo paisagismo, assim como os jardins internos. Neles estão expostas obras de importantes artistas, como Mário Avancini.

“Celebramos os 50 anos da Casa da Cultura com a revitalização do espaço e a busca por valorizar a arquitetura moderna que ele representa. Queremos deixá-la mais próxima das pessoas e uma das ações foi justamente mudar o local dos portões, para gerar ao mesmo tempo mais visibilidade da parte frontal do prédio e mais segurança, pois agora a entrada será por um único lugar”, explica o gerente da Casa da Cultura, Carlos Franzoi.

Atualmente, a Casa da Cultura de Joinville conta com aproximadamente 1.650 m² de área construída, com 30 salas de aula, de tamanhos e formatos diversos para atender as demandas específicas de cada curso. No total, o terreno possui 20.800 m². Ela oferece mais de 2 mil vagas para alunos a partir de 7 anos de idade, entre cursos e oficinas, com mensalidades a preços populares e bolsas de estudo.

Parceria com a comunidade garantiu mais recursos para a reforma

Parte da iniciativa foi viabilizada pela Agebem, que se propôs a abraçar o espaço e arrecadar fundos para as reformas. O planejamento iniciou em 2021 e, no ano passado, contou com dois momentos-chave para a efetivação da proposta: um leilão e um bazar com venda de itens de decoração para levantar os recursos necessários.

A designer Susane Raiter, criadora do Projeto Bem deCoração, conta que essa foi a primeira vez que a associação agiu em prol de um espaço cultural.

“Atuamos em anos anteriores em hospitais e outras instituições de saúde. Desta vez escolhemos a Casa da Cultura e estamos muito felizes com os resultados. Sabemos o apreço e carinho que os joinvilenses têm com este local e da importância dele para a cidade”, enfatiza.

Ao todo, a Agebem destinou cerca de R$ 350 mil para as reformas, fruto da arrecadação no leilão e no bazar e de doações de voluntários. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, investiu aproximadamente R$ 600 mil, e contou com a Secretaria de Infraestrutura para realizar parte dos serviços, além da contratação de empresas terceirizadas.