Casa da Cultura de Joinville abre ano letivo e lança comemorações dos 50 anos

Publicada em 01/03/2023 às 16:13
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O início do ano letivo na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, na manhã desta quarta-feira (1º), foi marcado pelo lançamento das comemorações dos 50 anos de criação da unidade, que oferece aulas de artes para mais de 2,3 mil alunos em Joinville. O evento de boas-vindas integra a programação do aniversário de 172 anos do município.

Os alunos e seus familiares foram recepcionados pelo prefeito Adriano Silva, pela vice-prefeita Rejane Gambin e pelo secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, além de vereadores e representantes da Associação Amigos da Casa da Cultura, e participaram de uma cerimônia que celebrou a história do local.

A chegada ao meio século será comemorada em 2023 com 50 ações artísticas que, mais do que movimentar o lugar pelos próximos meses, serão uma amostra do projeto para a Casa da Cultura no futuro: um espaço de efervescência cultural, no qual a aprendizagem e a fruição existem lado a lado.

A unidade ainda ganhou novo logotipo e passa por reforma para celebrar o ano do aniversário. A ampliação do projeto de extensão, que atende cerca de 430 alunos em unidades públicas e escolas municipais, também está no planejamento.

“Este é um templo da cultura de Joinville que vem passando de geração em geração. É um bem material e um bem imaterial de Joinville, e eu fico muito feliz de continuarmos seguindo com a cultura para os bairros. Afinal, a cidade cresceu muito e, atualmente, nem todos podem se deslocar até o Centro da cidade para participar das aulas. Quando ela vai aos bairros, leva condições para que mais jovens e adultos tenham um currículo nas artes”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

A programação dos 50 anos contará com exposições, apresentações musicais, de dança e de teatro, entre outras ações. Ela irá ocorrer até o fim do ano, com eventos gratuitos, expandindo as atividades culturais que já movimentam o local.

“Em 2023, nossos 50 anos serão comemorados com uma programação especial, em 50 grandes ações, para que, de fato, possamos homenagear o legado de quem construiu esse espaço e que seguirão construindo no dia a dia para que ele se perpetue como uma das principais casa de cultura do país”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

Unidade tem perfil singular em oferta de ensino de artes

A Casa da Cultura foi fundada em janeiro de 1973, com a união das atividades das recém-criadas Escolas de Artes Fritz Alt e da Escola de Música Villa-Lobos, e cresceu em 1974 com a fundação da Escola Municipal de Ballet. Em 1982, foi aberta a Galeria de Artes Victor Kursancew e, no ano passado, foi criada a Escola Municipal de Teatro. Com isso, mais de 50 cursos são oferecidos com mensalidades acessíveis e para alunos com idades a partir de 6 anos.

“É difícil encontrar um espaço semelhante à Casa da Cultura de Joinville, com escolas nestas quatro áreas e em uma estrutura que ainda inclui uma galeria de arte. Os alunos têm no mínimo três horas de aulas semanais, e em algumas das escolas chegam a oito horas por semana. Além disso, temos um sistema de bolsas que não tem limite, já que trata-se de uma instituição pública: basta comprovar que está dentro dos critérios para ter direito. Nestes moldes, não há nada parecido, pelo menos, em nenhum lugar na região Sul do Brasil”, afirma o gerente da Casa da Cultura, Carlos Alberto Franzoi.