Carnaval de Joinville terá audiodescrição e tradução em Libras

Publicada em 01/02/2024 às 16:03
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Além da alegria, o Carnaval de Joinville 2024 ficará marcado pela inclusão. Uma das novidades do evento neste ano é a audiodescrição e a presença de intérpretes de Libras. Além disso, como tradicionalmente ocorre, haverá um espaço acessível e seguro para as pessoas com deficiência.

No sábado (3/2), um espaço reservado será montado de frente para a avenida, ao lado do palanque de autoridades, e contará com acesso adaptado. A orientação é que as pessoas com deficiência cheguem ao local do evento com 30 minutos de antecedência para se organizarem. A concentração inicia às 18h. Às 19h, ocorre a lavagem da avenida pelo grupo Afoxé Omilodê e às 20h, inicia o desfile das escolas.

A audiodescrição do Desfile das Escolas de Samba será realizada em uma frequência de rádio. Por esse motivo, a indicação é que pessoas com deficiência visual levem um celular com rádio FM e fones de ouvido. No mesmo local, haverá um profissional intérprete de Libras.

No domingo (4/2), para o Carnaval da Família, que ocorre no Expocentro Edmundo Doubrawa, com baile infantil e área de recreação, também haverá tradução em Libras e audiodescrição.

As ações de inclusão são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que é responsável pela montagem da estrutura adaptada ao lado do palco. Já a audiodescrição e a tradução em Libras foram contratadas pela Liga das Escolas de Samba, por meio dos editais de apoio e fomento à Cultura do Simdec Municipal e Lei Paulo Gustado do Governo do Estado.

Parte das vagas do estacionamento que fica atrás do Centreventos Cau Hansen será destinada a pessoas com deficiência e idosos. Para acessar, basta apresentar aos seguranças a credencial que já é emitida normalmente pelo Departamento de Trânsito de Joinville. O estacionamento também é o local indicado para o desembarque do ônibus adaptado e carros de aplicativo.