Binário das ruas XV de Novembro e Arthur Baechtold começa a valer neste fim de semana

Publicada em 10/05/2022 às 08:31
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

No próximo fim de semana (14 e 15 de maio), o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Joinville oficializa a implantação do binário da rua XV de Novembro.

A principal mudança será para os motoristas que trafegam no sentido bairro-centro, que devem acessar a rua Arthur Baechtold, onde inicia o binário, e seguir até o fim dela que é o trevo com a rua Tutoia, onde estão instaladas as concessionárias de veículos.

A mudança começa a valer no sábado (14), assim que a sinalização e pintura de faixas forem concluídas. Os agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.

“Na prática, para o motorista entender, é como se ele fizesse um balão para desviar a rua XV de Novembro. A alteração no trânsito é semelhante à que foi feita na rua Marajó com a Ottokar Doerffel. Então não vai ter dificuldade em retornar para a XV de Novembro, informa o gerente de operações do Detrans, Guilherme Belegante.

Esta alteração no trânsito em Joinville já vinha sendo estudada há bastante tempo. Análises no local mostraram que o binário vai auxiliar a organizar o trânsito nesse trecho que é considerado um ponto com bastante conflito, o que amplia o risco de acidente, além de causar congestionamento. Os motoristas que estão na rua XV de Novembro param na pista para acessar a Arthur Baechtold ou a Tutoia.

Neste cruzamento da rua Arthur Baechtold, que tem como ponto de referência as concessionárias de veículos, os motoristas terão a possibilidade de acessar a rua XV de Novembro nos dois sentidos, ou seguir em frente e acessar a rua Tutoia. No sentido bairro-centro, as duas pistas continuam até o trevo em frente a uma loja de departamento esportivo, onde a XV de Novembro vira mão única.

Ainda na rua Tutoia, especificamente, os motoristas que vão convergir à direita terão acesso livre para a rua XV de Novembro. Com essa alteração, a expectativa é aumentar a fluidez no trânsito naquela região e oferecer mais segurança para quem passa pelo local utilizando os mais diversos modais para deslocamento. Uma ciclovia foi implantada ao logo da rua XV de Novembro.

A sinalização das faixas está sendo feita com um material especial que garante maior durabilidade e visibilidade em dias com condições climáticas adversas, como a chuva. Esse material é indicado para a pintura de vias com grande circulação de veículos, como é o caso da XV de Novembro.